A magia rítmica de Jackson do Pandeiro

A magia rítmica de Jackson do Pandeiro

Foto: divulgação

O Rei do Ritmo é homenageado em espetáculo no Teatro Porto Seguro

Conhecido como “Rei do Ritmo”, Jackson do Pandeiro (1919-1982), é um dos maiores nomes da música brasileira em todos os tempos. Nascido José Gomes Filho, no município de Alagoa Grande, Paraíba, escreveu mais de 400 canções, as quais traziam gêneros brasileiríssimos como samba, forró, coco, baião e frevo.
Sua incrível trajetória será levada ao palco do Teatro Porto Seguro, região central de São Paulo, a partir de 3 de fevereiro. “Jacksons do Pandeiro” não chega a ser uma biografia do paraíbano, porém faz um link das canções e episódios de sua vida, sendo abordados no texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios.
O espetáculo é encenado pela Barca dos Corações Partidos, direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, tendo vencido o prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro) e indicado como melhor espetáculo virtual pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
De acordo com Braulio Tavares, paraíbano como Jackson, ele e Eduardo Rios optaram “por distribuir a ação em brincantes que contam pedaços de suas histórias pessoais, as quais em muitos pontos coincidem com a história de Jackson”.
Tavares fala da relevância do autor de “Chiclete com Banana” e sua importância na cultura do Nordeste. “Falando de Jackson, falamos desses nordestinos anônimos. Falando deles, falamos do cantor e compositor que levou a vida deles para as rádios e as TVs, em forma de cocos e baiões”, atesta Tavares.
Na montagem, a Barca dos Corações Partidos interpreta os grandes clássicos de Jackson do Pandeiro, entre eles, “Sebastiana”, “O Canto da Ema” e “Cantiga do Sapo”.
Além disso, a obra de Pandeiro é esmiuçada com novos arranjos, acrescentando letras, introduzindo canções criadas durante o processo de criação. Para Eduardo Rios, o texto pede “licença” ao mestre. “É um “pedir licença” à obra dele, mas sem deixar de homenageá-lo com todo respeito, carinho e admimiração”, diz.
“Jacksons do Pandeiro” fica no Porto Seguro até 26 de março
SERVIÇO
Jacksons do Pandeiro com a Barca dos Corações Partidos
Estreia: 3 de fevereiro
Temporada até 26 março
Sextas e sábados: 20 horas
Domingos: 17 horas
Teatro Porto Seguro
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo
Ingressos a partir de R$ 35,00
Classificação: 10 anos
Duração: 120 minutos
Inf: (11) 3366.8700
Vendas: www.sympla.com.br/teatroporto

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *