Tokio Marine Hall recebe Maria Bethânia

Foto: Jorge Bispo A cantora faz em São Paulo temporada comemorativa pelas seis décadas de carreira Como já disse em […]

Foto: Jorge Bispo

Tokio Marine Hall Recebe Maria Bethânia

A cantora faz em São Paulo temporada comemorativa pelas seis décadas de carreira

Como já disse em outras ocasiões, certos artistas atingiram patamar tão alto que se tornaram verdadeiros patrimônios nacionais. Entre os nomes gigantes da cultura brasileira está Maria Bethânia Viana Teles Veloso. Nascida em Santo Amaro, BA, Maria Bethânia faz temporada em outubro no Tokio Marine Hall, na capital paulista, com o show “60 anos de carreira”.

Serão oito apresentações na casa da zona sul entre 4 e 26 de outubro celebrando as seis décadas da baiana cujo start discográfico rolou com o álbum homônimo, lançado em 1965. Bethânia estreou profissionalmente em 13 de fevereiro daquele ano, ao receber o convite de Nara Leão (1942-1989) para substituí-la no show Opinião, no Rio de Janeiro, por questões de saúde. A amizade entre elas rendeu “Carcará”, composta por Nara para a brilhante interpretação de Maria Bethânia.

Foi o início de uma das mais intensas e vibrantes trajetórias da MPB, com 50 álbuns de estúdio lançados e aproximadamente 26 milhões de cópias comercializadas a colocando entre os artistas mais vendidos do país. Em uma enquete realizada em 2012, pela Revista Rolling Stone Brasil, a irmã de Caetano Veloso, foi eleita a quinta maior voz da música brasileira.

Discos de destaque da baiana são inúmeros. Entre eles, “Drama” (1972), “Pássaro Proibido” (1976), “Pássaro da Manhã” (1977), “Álibi” (1978), “Mel” (1979), “Talismã” (1980), “Ciclo” (1983), “Dezembros” (1986), “25 Anos” (1990), “As Canções que Você Fez pra Mim” (1993), “A Força Que Nunca Seca” (1999) e “Maricotinha” (2001).

A cantora é a mais homenageada no Prêmio da Música Brasileira, transitando também com naturalidade pela literatura tendo entre seus livros “Omara & Bethânia – Cuba & Bahia”, de 2008. A obra descreve revisões entre Brasil e Cuba, resultado do encontro entre as icônicas artistas. Empossada como imortal da Academia de Letras da Bahia, Bethânia ocupa a cadeira 18 e no ano passado recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará.

O repertório das apresentações no Tokio Marine Hall será especial, afinal são 60 anos de carreira. Não devem ficar de fora “Ronda”, “Um Índio”, “Prenda”, “Brincar de Viver”, “Grito de Alerta”, “Sonho Meu”, “Álibi”, “Fera Ferida”, “Sonho Impossível”, “Terezinha”, “Louvação A Oxum” e “Tá Combinado”.

SERVIÇO
Maria Bethânia
Show: 60 Anos de Carreira
Temporada: 4, 5, 11 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro
Tokio Marine Hall
Rua Bragança Paulista, 1281 – Santo Amaro – São Paulo – SP
Classificação: 16 anos
Ingressos a partir de R$ 580,00
Inf: https://www.tokiomarinehall.com.br/maria-bethania/

Nelson de Souza Lima

Nelson de Souza Lima

Artigo anterior Feriados prolongados em 2025: como planejar viagens sem dívidas e impulsionar a economia