Capuchinha, a florzinha da saúde

Capuchinha, a florzinha da saúde

Nativa do Peru e México, a capuchinha tem ações expectorante, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, depurativa, sedativa e estimulante.

É indicada em casos de infecções urinárias e retenção de líquidos, já que sua propriedade diurética aumenta a eliminação de líquido do organismo, promovendo uma ‘limpeza’ no trato urinário. Também é um detox do corpo, eliminando as toxinas e bactérias ao aumentar a capacidade antioxidante do organismo, estimulando a produção de enzimas do fígado que protegem as células de danos como o fumo, a poluição e o efeito do sol.

Tosses e resfriados também podem ser curados por estas florzinhas, além de aliviar diversos problemas do sistema digestivo. Externamente atua na cicatrização de feridas, alívio de alergias na pele e acnes e auxilia na eliminação da caspa e fortalecimento dos fios capilares.

Consumidas em forma de saladas ficam muito gostosas, mas as altas doses podem ocasionar irritação gástrica e baixar a pressão sanguínea. É contraindicada em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação. Em todos os casos deve-se seguir as orientações de um médico ou especialista antes de fazer uso da capuchinha para fins medicinais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *