Foto: Adriana Marchiori
Montagem sobre tragédia climática do RS discute meio ambiente e identidade
Ainda estão vivas na memória as tristes imagens das inundações, deslizamentos, centenas de desabrigados e devastação no Rio Grande do Sul em maio de 2024. Até hoje os gaúchos sentem as consequências das torrenciais chuvas no estado. Muita coisa precisa ser feita para não se repetir, ainda mais que as instabilidades climáticas se acentuaram, se sucedendo com frequência assustadora.
Partindo da premissa dessa catástrofe climática o Núcleo de Criação Garça produziu a eco performance “Muita Água” que terá sessões nos dias 3, 4 e 5 de outubro no Centro Cultural Funarte, em São Paulo.
Trabalho realizado a várias mãos e corpos “Muita Água” mostra o hibridismo teatro/dança e em cena, discute questões urgentes sobre gênero, meio ambiente, classe e identidade. Criação e direção são de Cibele Sastre, Juliana Vicari e Fabiano Nunes, o qual também assina texto e locução.
No palco, durante 55 minutos, os atores/dançarinos Sastre, Nunes e Vicari se juntam a Fefê Marques e Carol Martins performando as experiências vividas nos abrigos, resgates e voluntariado. Ou seja, apresentam ao público o que realmente viram e presenciaram na linha de frente no combate à tragédia.
A montagem chega à São Paulo após passar por espaços importantes como Festival Porto Verão Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc, a Mostra Urgente de Artes Cênicas da Zona Cultural, a Mostra Glênio Peres e iniciativas da Anistia Internacional no RS. Também foi apresentada em formato de eco performance na Conferência Internacional Laban Rio, no Rio de Janeiro.
O sound designer Phillip Schmeidt assina a trilha sonora a qual é composta por áudios gravados por Nunes sendo um elemento central no espetáculo, reforçando a atmosfera do caos, excesso de informação e infortúnios vividos pelos gaúchos afetados. O texto cruza dados, notícias e impressões pessoais, mantendo o tom ácido e irônico, levando ao palco a intensidade marcante da tragédia.
SERVIÇO
Muita Água
Dias 3, 4 e 5 de outubro – 20 horas
Centro Cultural Funarte
Sala Renée Gumiel – Alameda Nothmann, nº 1058, Campos Elíseos – São Paulo -SP
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: De R$20,00 a R$50,00
Inf: www.sympla.com