Louro, sabor e saúde

O louro é uma planta medicinal usado na culinária para dar sabor e aroma às refeições preparadas, mas também possui […]

O louro é uma planta medicinal usado na culinária para dar sabor e aroma às refeições preparadas, mas também possui propriedades medicinais, sendo por isso, utilizado na medicina tradicional para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse ou ansiedade, por exemplo.

A parte utilizada são suas folhas, de onde são extraídas substâncias como taninos, flavonoides, alcaloides, linalol, eugenol, metil chavicol e antocianinas, com propriedades medicinais anti-inflamatórias, diuréticas, antioxidantes, digestivas e anti-reumáticas. Seu uso medicinal deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante. Alguns dos benefícios no consumo do louro são: Atuar como antimicrobiano; controlar a diabetes do tipo 2; regular os níveis de colesterol; aliviar problemas gastrointestinais; aliviar dor; prevenir tumores; aliviar problemas respiratórios; prevenir cálculos renais; melhorar a capacidade cognitiva; promover o relaxamento.

Valentina de Lucca

Valentina de Lucca

Sou uma jornalista guiada pela sensibilidade, pela curiosidade e pelo desejo profundo de compreender o mundo em todas as suas camadas. Busco construir uma trajetória que marcada pela precisão da informação, pelo olhar humano e pela capacidade de transformar histórias reais em narrativas que inspiram, acolhem e despertam reflexão.

Apaixonada por comportamento, ciência, natureza e pelas relações que conectam pessoas, animais e ambientes, encontro sentido tanto nos avanços da tecnologia quanto na simplicidade da vida cotidiana.

Artigo anterior Barbatimão, curando as feridas Prximo artigo Folhas de goiabeira, santo remédio
Desenvolvido com por Célio Ricardo