Close Menu
    Últimos Artigos

    CRI NO RADAR DA OAB CAIEIRAS

    agosto 16, 2025

    Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos sobreviveu 70 anos transformando o Brasil

    agosto 16, 2025

    Tanchagem: o aliado natural da saúde

    agosto 14, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Rnews
    • Geral
    • Auto News
      • Carros
      • Motos
    • Casa & Decoração
      • Culinária
    • Entretenimento
      • Música
      • Cinema
    • Lifestyle
      • Bem-Estar e Saúde
      • Cuidados Pessoais
      • Moda
      • Animais & Plantas
      • Turismo
      • Esporte
    • Tecnologia
    Rnews
    • Home
    Home » Geral » Eleições 2024: candidatos não podem ser presos de sábado, 21
    Geral

    Eleições 2024: candidatos não podem ser presos de sábado, 21

    setembro 22, 20243 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Rnews - Eleições 2024: Candidatos Não Podem Ser Presos De Sábado, 21
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

    Rnews - Eleições 2024: Candidatos Não Podem Ser Presos De Sábado, 21A partir de sábado, 21, os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.Rnews - Eleições 2024: Candidatos Não Podem Ser Presos De Sábado, 21Rnews - Eleições 2024: Candidatos Não Podem Ser Presos De Sábado, 21

    Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

    O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

    Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

    No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

    Segundo turno

    A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

    A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

    Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

    Eleições 2024

    Rnews - Eleições 2024: Candidatos Não Podem Ser Presos De Sábado, 21No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade.

    Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.

    Fonte: AgênciaBrasil.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleMEC anuncia preparação de projeto de lei para vetar celulares em escolas públicas e privadas
    Next Article Free Flow: conheça os meios de pagamento para o novo sistema de pedágio eletrônico
    Avatar De Redação
    Redação
    • Website

    Related Posts

    CRI NO RADAR DA OAB CAIEIRAS

    agosto 16, 2025

    Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos sobreviveu 70 anos transformando o Brasil

    agosto 16, 2025

    Drácula como você nunca riu

    agosto 14, 2025

    FIRST® LEGO® League trabalha educação e robótica

    agosto 13, 2025
    FORMAÇÃO HIPNOSE EAD
    Formação Master Hipnose Clinica com Pnl
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    ÚLTIMOS ARTIGOS
    Geral

    CRI NO RADAR DA OAB CAIEIRAS

    No dia 07 de agosto, p.p., a OAB Caieiras deu mais um passo na campanha…

    Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos sobreviveu 70 anos transformando o Brasil

    agosto 16, 2025

    Blue Note SP recebe tributo a Ozzy Osbourne

    agosto 15, 2025

    Tanchagem: o aliado natural da saúde

    agosto 14, 2025
    Advertisement
    Demo
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Home
    © 2025 rnews.com.br - Política de Privacidade - Sobre - Contato - Facebook

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.