Capuchinha, a florzinha da saúde

Nativa do Peru e México, a capuchinha tem ações expectorante, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, depurativa, sedativa e estimulante. É […]

Nativa do Peru e México, a capuchinha tem ações expectorante, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, depurativa, sedativa e estimulante.

Capuchinha, A Florzinha Da Saúde

É indicada em casos de infecções urinárias e retenção de líquidos, já que sua propriedade diurética aumenta a eliminação de líquido do organismo, promovendo uma ‘limpeza’ no trato urinário. Também é um detox do corpo, eliminando as toxinas e bactérias ao aumentar a capacidade antioxidante do organismo, estimulando a produção de enzimas do fígado que protegem as células de danos como o fumo, a poluição e o efeito do sol.

Tosses e resfriados também podem ser curados por estas florzinhas, além de aliviar diversos problemas do sistema digestivo. Externamente atua na cicatrização de feridas, alívio de alergias na pele e acnes e auxilia na eliminação da caspa e fortalecimento dos fios capilares.

Consumidas em forma de saladas ficam muito gostosas, mas as altas doses podem ocasionar irritação gástrica e baixar a pressão sanguínea. É contraindicada em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação. Em todos os casos deve-se seguir as orientações de um médico ou especialista antes de fazer uso da capuchinha para fins medicinais.

Eduardo Torquato

Eduardo Torquato

Artigo anterior Vereadores aprovam cargos sem concurso público Próximo artigo Melhoramentos realiza manejo da floresta