Moradores do Jd São Francisco na lama

Fotos: Arquivo pessoal O bairro, um dos mais antigos da cidade, enfrenta problemas de enchentes por causa do empreendimento “Swiss […]

Fotos: Arquivo pessoal

O bairro, um dos mais antigos da cidade, enfrenta problemas de enchentes

por causa do empreendimento “Swiss Park”

 

Moradores Do Jd São Francisco Na Lama

Há anos o bairro Jardim São Francisco, tradicional pelo tempo de existência e pelos moradores, enfrentam enchentes constantes quando a época é de chuva e temporais. Desde 2019, o bairro recebe resíduos do empreendimento residencial “Swiss Park”, que está localizado na parte alta da Avenida João Martins Ramos, nas proximidades. Assim um novo agravo para os moradores após o início das obras que, quando chove, faz as águas da enchente levarem o barro para dentro das casas e também ao campo de futebol, impossibilitando as atividades por semanas ou meses. Com as chuvas do domingo, mais uma vez a água barrenta invadiu as casas e o campo. Os munícipes intensificaram as reclamações nas redes sociais, e pedem uma solução da Prefeitura de Caieiras.

 

Rnews - Moradores Do Jd São Francisco Na Lama
Empreendimento Swiss Park

 

Rnews - Moradores Do Jd São Francisco Na Lama
2019

 

Rnews - Moradores Do Jd São Francisco Na Lama
2023

 

O mês de outubro está sendo marcado pelas fortes chuvas que atingem o Estado de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE), na capital paulista, o acumulado de chuvas dos oito primeiros dias foi 65% maior que o esperado para todo o mês de outubro. Com 211 mm de chuva, a cidade já bateu os 126,6 mm previstos para os 31 dias do mês.

As cidades de Santo André e Franco da Rocha, também já registraram chuva maior que a média de outubro. Os meteorologistas da Defesa Civil afirmam que a média destas cidades é de 128,5 mm, enquanto desde o início do mês já choveu 188 mm em Santo André e 232 mm em Franco da Rocha. Nas últimas 72 horas as cidades registraram 105 mm e 119 mm respectivamente.

Em Franco da Rocha, a chuva ocasionou pontos de alagamento no centro da cidade. Na Avenida Pacaembu três imóveis foram atingidos por um deslizamento de terra; uma casa desabou e outras duas ficaram interditadas. Já na Rua Lucas Vieira um talude escorregou e bloqueou a via. Até o momento não há registro de vítimas na cidade.

Em Caieiras, houve pontos de alagamento em diversas ruas da cidade. As águas também atingiram o Teatro Municipal da cidade. Na cidade de Taboão da Serra um imóvel desabou na manhã desta segunda-feira. O local estava em reforma e não haviam pessoas no momento do desmoronamento. Duas casas vizinhas foram interditadas pela Defesa Civil municipal.

Na Capital e Grande São Paulo, o Corpo de Bombeiros registrou 47 chamados para quedas de árvores, 37 para desmoronamentos e 86 para enchentes.

O CGE segue monitorando as condições meteorológicas no Estado de São Paulo. A Defesa Civil estadual aguarda o pedido dos municípios para encaminhar ajuda humanitária às famílias desalojadas.

 

 

 

Eduardo Torquato

Eduardo Torquato

Artigo anterior Eclipse anular do sol neste sábado poderá ser visto do Brasil Próximo artigo Segunda parte da operação de voos de repatriação terá início neste domingo, 15