Relações midiáticas perigosas

Foto: Divulgação Montagem traz discussão sobre julgamento popular nas redes sociais Atire a primeira pedra quem nunca teve intenção de […]

Foto: Divulgação

Montagem traz discussão sobre julgamento popular nas redes sociais

Atire a primeira pedra quem nunca teve intenção de cancelar algum desafeto na internet. Ou se meteu numa discussão acalorada nas mídias por desavenças políticas, ou mesmo quem já fez comentários nas redes, mas apagando logo em seguida por receio de tomar processo judicial?

Com o advento das redes sociais muitas coisas vieram para o bem e para o mal. E é exatamente sobre toda essa loucura digital que fala “Habitat”, texto do premiado Rafael Primot, com estreia em 13 de janeiro, no Teatro Estúdio, em São Paulo.

Provocativa, “Habitat” fala da moralidade, responsabilidade e o poder destrutivo dos julgamentos virtuais. Na era das redes sociais, em que a exposição é total, o espectador é levado a refletir sobre empatia, cancelamento, e a verdade por trás de cada “vilão” digital.

Segundo Rafael Primot o texto nasceu após intensa observação das redes sociais e sites de notícias e, como o julgamento e condenação virtual ganha proporções gigantescas, sem que as pessoas ouçam todos os lados da história. “Esse fenômeno contemporâneo do cancelamento e da desumanização me instigaram profundamente. Comecei a refletir sobre como estamos perdendo a capacidade de empatia, e o teatro, para mim, é o espaço ideal para debater isso e colocar uma lente de aumento sobre nossos comportamentos coletivos”, diz.

Inspirado num caso real o espetáculo tem na direção Eric Lenate e Lavínia Pannunzio e no palco, além do próprio Primot estão Fernanda de Freitas e Rogério Brito. “Habitat” é uma produção da Enkaphotado Artes e pela relevância e atualidade recebeu o prêmio do Estado para montagens inéditas (PROAC 2024).

Durante pouco mais de 60 minutos acompanhamos a jornalista Nádia (Fernanda de Freitas) entrevistar o assassino confesso Adailton (Rafael Primot). Este acusa o executivo Tite (Rogério Brito) de ser o mandante do crime que aconteceu num supermercado. Esse encontro tem resultado explosivo nas redes sociais com inúmeros desdobramentos inesperados.

“Habitat” fica em cartaz no teatro da região central de São Paulo até 5 de março com sessões às terças, quartas e quintas-feiras. Confira.

SERVIÇO
Habitat
Texto: Rafael Primot
Temporada: 13 de janeiro a 5 de março de 2026*
Às terças, quartas e quintas-feira, às 20h

  • Não haverá sessões nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro
    **Sessão exclusiva para convidados: 19 de janeiro
    Teatro Estúdio
    Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, Metrô Santa Cecília
    Ingressos: R$100 (inteira) e R$50(meia-entrada)
    Venda online www.sympla.com
    Bilheteria:
    Bilheteria física: Teatro Estúdio – tel: (11) 97474-1912
    Horário de funcionamento: somente em dias de espetáculo, duas horas antes do início da apresentação.
    Estacionamento na frente do teatro
    Telefone: (11) 97474-1912
    Acessibilidade: Sim
Nelson de Souza Lima

Nelson de Souza Lima

Artigo anterior Feriados prolongados em 2025: como planejar viagens sem dívidas e impulsionar a economia