
Foto: Adriano Doria Musical biográfico retrata no palco a trajetória de um dos maiores artistas brasileiros A partir de 19 […]
Foto: Adriano Doria
Musical biográfico retrata no palco a trajetória de um dos maiores artistas brasileiros
A partir de 19 de setembro o Teatro Porto, na capital paulista, recebe a nova temporada de “Ney Matogrosso – Homem com H”, montagem musical biográfica que retrata no palco a trajetória de Ney de Souza Pereira, um dos maiores nomes da nossa música.
Ney Matogrosso, cantor, ator, artista performático e compositor ocupa o Olimpo da MPB pelo talento inegável, voz única e atitude de confronto às mazelas e barreiras de uma sociedade preconceituosa. O espetáculo estreou em 2022 recebendo vários prêmios, entre eles, o Bibi Ferreira na categoria melhor ator em musicais para Renan Mattos, que interpreta magistralmente Ney, além da indicação ao APCA (Associação Paulista de Crítica de Arte) na categoria melhor ator.
Circulando por várias capitais como Rio de Janeiro, Curitiba e Recife o musical já foi visto por mais de 70 mil pessoas. O texto eficiente e dinâmico traz assinatura de Emilio Boechat e Marília Toledo que também co-dirige a peça ao lado de Fernanda Chamma garantindo o ritmo sem deixar a peteca cair. Os 180 minutos passam com astral lá em cima. Muito se deve a performance de Renan Mattos. A entrega ao personagem é total e intensa e, segundo ele, foi extremamente desafiador interpretar uma figura tão importante da cultura brasileira.
“O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco e apresenta um leque de personas a cada música. Cada uma dessas personas tem algo de místico, de misterioso, de selvagem, um ser ‘híbrido’ como definido por muitos, indecifrável. Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo”, afirma o ator.
Sem seguir uma cronologia “Ney Matogrosso – Homem com H” começa num show do Secos & Molhados, banda da qual foi vocalista entre 1973 e 1974, no auge da ditadura militar. Ney está cantando quando um espectador o xinga de “viado”. A cena se funde com momentos da infância e adolescência e, assim, outros episódios vão acontecendo.
Para a autora e diretora Marília Toledo o espetáculo aborda uma questão cada vez mais relevante para a realidade brasileira: a liberdade.
“Principalmente, a liberdade de ser quem se é, a qualquer custo. Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 70 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bissexualidade desde o início”, pontua Marília Toledo.
Além de Renan Mattos estão no espetáculo Vinícius Loyola, Pedro Arrais, Helen de Castro, Enrico Verta, Abner Debret, Dante Paccola, Ju Romano, Vitor Vieira e grande elenco.
“Ney Matogrosso – Homem com H” fica em cartaz na região central de São Paulo até 7 de dezembro com sessões às sextas, sábados e domingos. Confira abaixo.
SERVIÇO
Ney Matogrosso – Homem com H
Temporada: 19 de setembro a 7 de dezembro
Sessões: Sextas e sábados às 20h e domingos às 17h.
Duração do espetáculo: 180 minutos (com 15 min de intervalo)
Teatro Porto
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Telefone (11) 3366-8700
Ingressos: a partir de R$ 200,00
Vendas: www.sympla.com.br/teatroporto



