Equinácea, a inimiga da gripe

Equinácea, a inimiga da gripe

MEDICINA NATURAL

 

Usada para tratar inflamações e amenizar sintomas de gripes e resfriados, como tosse e coriza, a equinácea (Echinacea ssp.) é uma planta medicinal popularmente conhecida como flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia. Parente da alface, do girassol e da margarida (espécies da mesma família botânica), ela geralmente é encontrada sob a forma de cápsulas ou em lojas de produtos naturais. Mas para que você saiba por que e como consumi-la corretamente é preciso se atentar a alguns detalhes.

Equinácea serve para tratar infecções, inflamações e algumas doenças virais

Dona de propriedades medicinais, a equinácea é popularmente usada para tratar infecções, inflamações e algumas doenças virais. Quando consumida sob a forma de chá, por exemplo, ela funciona como uma espécie de “remédio caseiro” que ajuda a aumentar a imunidade do organismo.  O chá de equinácea ameniza os sintomas da gripe graças às suas propriedades antioxidantes, antialérgicas e imunoestimulantes. Tem ação desintoxicante além de ação antimicrobiana e cicatrizante. Também ajuda a tratar inflamações (como herpes e amigdalite) e infecções urinárias e virais, como o HPV.

Obs.: Embora tenha muitos benefícios, o chá de equinácea não é indicado para pessoas que sofrem com tuberculose, HIV ou esclerose múltipla. Ele também pode causar reações alérgicas para quem tem alergia às plantas da família das herbáceas e não deve ser consumido por gestantes ou crianças. Antes do consumo deve-se consultar um médico e especialista.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *