O primeiro mês do ano reúne duas importantes campanhas de conscientização que reforçam a importância do cuidado integral com a saúde física, mental e emocional da população. Trata-se do Janeiro branco e Janeiro Roxo.
O mês de janeiro é marcado por duas importantes campanhas de saúde pública no Brasil: o Janeiro Branco e o Janeiro Roxo. Embora tenham focos distintos, ambas compartilham o mesmo propósito central: estimular a prevenção, o autocuidado e a atenção à saúde de forma ampla e contínua.
O Janeiro Branco é uma campanha voltada à conscientização sobre a saúde mental e emocional. Inspirado pelo simbolismo do início do ano, o movimento propõe uma reflexão sobre sentimentos, comportamentos, relações e qualidade de vida. Assim como uma “folha em branco”, o mês de janeiro convida as pessoas a repensarem hábitos, cuidarem da saúde emocional e buscarem apoio quando necessário. A campanha reforça que falar sobre emoções, sofrimento psíquico, ansiedade, depressão e bem-estar não é sinal de fraqueza, mas de responsabilidade consigo mesmo e com o outro.
Já o Janeiro Roxo tem como foco a conscientização sobre a hanseníase, uma doença infecciosa crônica que ainda afeta milhares de pessoas no Brasil. Criada em 2016, a campanha tem como marco o último domingo de janeiro, data em que se celebra o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. O Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de casos da doença, com cerca de 30 mil novos registros por ano, o que reforça a importância da informação, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Enquanto o Janeiro Branco promove o cuidado com a mente, o Janeiro Roxo chama atenção para a saúde do corpo e para o combate ao estigma que ainda envolve a hanseníase. Juntas, as duas campanhas reforçam a importância da prevenção, do acolhimento e do acesso à informação como ferramentas fundamentais para a promoção da saúde e da qualidade de vida.
Cuidar da saúde é um ato contínuo. Seja por meio da atenção à saúde mental ou da prevenção de doenças físicas, o mês de janeiro nos convida a olhar para nós mesmos com mais responsabilidade, empatia e consciência. Afinal, cuidar de si é o primeiro passo para viver com mais equilíbrio e dignidade.
Entre no canal oficial do RNews e acompanhe alertas, serviços públicos, trânsito, segurança, eventos e notícias de Caieiras, Franco da Rocha, Perus e toda a região.
Seguir o RNews no WhatsApp
Caieiras chama moradores para decidir prioridades do SUS antes da conferência de junho
Campanha de medula óssea em Jundiaí tenta ampliar chance de cura para pacientes que aguardam transplante
Produto recolhido pela Anvisa dá direito à troca ou devolução? O que o consumidor pode exigir da Ypê
Produtos Ypê recolhidos pela Anvisa: o que a contaminação microbiológica pode causar dentro de casa



