Foto: Nil Canine
Montagem aborda afetos, conflitos e rupturas trazidos pelo tempo atravessando as gerações
A partir de 5 de março a CAIXA Cultural, em São Paulo, recebe em curta temporada o espetáculo “A Menina Escorrendo Dos Olhos da Mãe”. Com texto de Daniela Pereira de Carvalho e direção de Leonardo Netto a peça traz Guida Vianna e Silvia Buarque alternando os papeis de mãe e filha num drama em que afetos, conflitos, silêncios e rupturas evidenciam as transformações sociais e subjetivas ao longo do tempo.
Somos convidados a refletir sobre encontros e confrontos entre três gerações de mulheres em temas atuais e urgentes da sociedade como homofobia, lutas históricas feministas e a construção de um novo lugar para a mulher. Discussão mais que necessária para março, o mês da mulher. “A Menina Escorrendo Dos Olhos da Mãe” nos apresenta, num primeiro momento, Elisa (Guida Vianna) que aos 70 anos reencontra, depois de muito tempo, a filha Antônia (Silvia Buarque) com 50 anos. Após duas décadas, a mesma Antônia, já aos 70 anos (agora vivida por Guida Vianna), conhece a filha perdida, Helena, aos 50 anos, agora interpretada por Silvia Buarque.
Para Leonardo Netto, o espetáculo é voltado ao ator. “Digo, é um espetáculo sem pirotecnias, sem grandes distrações para a plateia. Temos duas ótimas atrizes, um ótimo texto e o espetáculo é todo construído em cima desses dois elementos. Tudo está a serviço dessas duas atrizes e de transmitir este texto. Esse é o tipo de teatro que eu mais gosto, focado no trabalho do ator, e esse é o meu grande prazer em dirigir este espetáculo, que tem me dado muitas alegrias durante o seu processo de criação”, explica o diretor.
Por sua vez, Silvia Buarque se deu conta de que já é uma veterana nos palcos.“Daniela gostou de mim ainda na sua adolescência, ao me assistir em duas peças nos anos 90 – eu, ainda uma jovem de 20 e poucos anos. Tempos depois, durante a pandemia, Dani me convidou pra ler a peça com ela por Zoom. Me encantei com o texto e decidi produzir a montagem, coisa de veterana mesmo. A nós se juntou a Guida Vianna que me faz lembrar que ainda tenho muito a aprender. E veio o Leonardo, também para ensinar. Estou no céu”, afirma a atriz.
“Gosto de dramaturgia e estou muito feliz em estar fazendo um texto brasileiro de uma autora contemporânea. O tema ‘mãe e filha’ é universal e atemporal. As relações afetivas simbióticas envolvem um tanto de afeto e outro tanto de conflito. ‘A Menina Escorrendo Dos Olhos da Mãe’ trata de três gerações de mulheres em seus encontros e desencontros. Isso me chama para o teatro, me chama para o palco, me chama para atuar”, conclui Guida Vianna.
“A Menina Escorrendo Dos Olhos da Mãe” fica em cartaz na região central da capital, bem ali na Praça da Sé, com sessões gratuitas até 15 de março. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão na bilheteria da CAIXA Cultural. Confira.
SERVIÇO
A Menina Escorrendo Dos Olhos da Mãe
CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo -SP – Estação Sé do Metrô
Data: De 5 a 15 de março de 2026.
Horários: Quinta a sábado, às 19h | Domingos, às 18h
Sessões com acessibilidade dias 6 e 13 de março
Entrada Franca
Os ingressos serão distribuídos 1h antes da sessão, limitados a um ingresso por pessoa.
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: drama
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: (11) 3321-4400 | https://www.caixacultural.gov.br







