Teatro J. Safra recebe Ballet Stagium

A renomada companhia de dança apresenta nova montagen e coreografias contemporâneas no espetáculo Coisas do Brasil

Foto: Emídio Luisi

Pode marcar na agenda. No próximo final de semana o Teatro J. Safra, em São Paulo, recebe o Ballet Stagium performando “Coisas do Brasil”, considerado um dos mais importantes espetáculos da renomada companhia de dança paulistana.

“Coisas do Brasil” estreou em julho de 1979, no Theatro Municipal de São Paulo, tendo coreografia assinada por Márika Gidali e Décio Otero, fundadores da Stagium, traçando um percurso histórico e cultural da formação do povo brasileiro. Uma imersão em nossa miscigenação, passando pelos povos originários, colonização, além das influências europeias e dança popular.

Logo na estreia recebeu o prêmio de melhor espetáculo da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), promovendo, ao longo dos anos, diálogo com a contemporaneidade brasileira, agregando novos significados a cada remontagem. A constante evolução da obra, investiga a história , não como arquivo, mas fonte importante para nos conhecermos como território existencial.

As apresentações no palco da zona oeste são muito signficativos por marcarem os 55 anos de fundação do Ballet Stagium. Criado em 1971, auge da ditadura militar, tendo à frente a bailarina húngara Marika Gidali e o coreógrafo mineiro Décio Otero, a companhia causou alvoroço na cena da dança nacional, reunindo a técnica universal do balé à identidade, música e realidade social do Brasil.

Nessas mais de cinco décadas o Stagium sempre primou pela inovação, pioneirismo e ousadia por usar trilhas sonoras de grandes compositores da MPB, falando de temas atemporais, segregados pela sociedade, retratando negros, indígenas e excluídos. Além de “Coisas do Brasil”, criou os emblemáticos espetáculos “Farol” e “Batucada” e homenagens a ícones da música como Elis Regina (1945-1982) e Adoniran Barbosa (1910-1982).
“Coisas do Brasil” terá três apresentações no Teatro J. Safra. Confira abaixo.

SERVIÇO
Ballet Stagium
Espetáculo: Coisas do Brasil
Dias: 22, 23 e 24 de Maio
Sexta 21h – Sábado 20h – Domingo 18h
Teatro J. Safra
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ingressos a partir de R$ 30,00
Inf: https://www.teatrojsafra.com.br/espetaculo.html?id=600

Artigo anterior Morre Denis Carvalho, diretor que revolucionou as novelas da Globo e marcou gerações
Desenvolvido com por Célio Ricardo
.