Barbatimão, curando as feridas

O barbatimão pode servir para tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dor de garganta, inchaço ou hematomas na pele. Os benefícios dessa planta […]

O barbatimão pode servir para tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dor de garganta, inchaço ou hematomas na pele. Os benefícios dessa planta medicinal são devido ao fato de ser rica em alcaloides, flavonoides e esterois, que têm propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas. A parte normalmente utilizada é a sua casca, para o preparo do chá, compressas ou banho de assento. No entanto, também pode ser usada para o preparo de sabonetes, cremes ou pomadas.

Dentre os benefícios estão: melhorar problemas de pele; reduzir a retenção de líquidos; combater problemas gastrointestinais e problemas respiratórios; reduzir a dor; ajudar a controlar a glicemia; manter a saúde da boca; combater a infecção pelo HPV e auxiliar no tratamento do corrimento vaginal.

Deve ser usado com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Valentina de Lucca

Valentina de Lucca

Sou uma jornalista guiada pela sensibilidade, pela curiosidade e pelo desejo profundo de compreender o mundo em todas as suas camadas. Busco construir uma trajetória que marcada pela precisão da informação, pelo olhar humano e pela capacidade de transformar histórias reais em narrativas que inspiram, acolhem e despertam reflexão.

Apaixonada por comportamento, ciência, natureza e pelas relações que conectam pessoas, animais e ambientes, encontro sentido tanto nos avanços da tecnologia quanto na simplicidade da vida cotidiana.

Artigo anterior Equinácea, a inimiga da gripe Prximo artigo Louro, sabor e saúde
Desenvolvido com por Célio Ricardo