Medicina natural: Trevo-amarelo, a sorte da saúde

O trevo-amarelo além de ornamentar o jardim, é considerado uma planta medicinal por tratar algumas enfermidades, sendo suas folhas e […]

O trevo-amarelo além de ornamentar o jardim, é considerado uma planta medicinal por tratar algumas enfermidades, sendo suas folhas e flores as partes usadas tanto interna como externamente.

Dentre os está o alívio dos problemas de circulação, agindo como tonificante do sistema linfático e circulatório. Também ajuda a eliminar os líquidos do organismo, diminuir o inchaço e aliviar as cólicas, sendo considerada um drenador linfático natural.

Devido às propriedades antiespasmódica, antisséptica, cicatrizante, adstringente e anti-inflamatória é indicada em casos de má digestão, azia, rouquidão, amigdalite, febre, tosse, reumatismo, insônia, resfriado e faringite. Sob a forma de cataplasma ou pomada ajuda a cicatrizar feridas e aliviar as dores musculares.

É contraindicado para quem faz uso de anticoagulante, gestantes, lactantes e crianças. Dosagem em excesso pode causar vômitos e dor de cabeça. Em todos os casos é fundamental seguir a orientação de um especialista antes de usar a planta.

Valentina de Lucca

Valentina de Lucca

Sou uma jornalista guiada pela sensibilidade, pela curiosidade e pelo desejo profundo de compreender o mundo em todas as suas camadas. Busco construir uma trajetória que marcada pela precisão da informação, pelo olhar humano e pela capacidade de transformar histórias reais em narrativas que inspiram, acolhem e despertam reflexão.

Apaixonada por comportamento, ciência, natureza e pelas relações que conectam pessoas, animais e ambientes, encontro sentido tanto nos avanços da tecnologia quanto na simplicidade da vida cotidiana.

Artigo anterior Camomila: versátil por excelência Prximo artigo Cultivo de cannabis para fins medicinais é autorizado pelo ST