Washington Olivetto: uma lenda da publicidade brasileira

Washington Olivetto: uma lenda da publicidade brasileira

Washington Olivetto, um dos maiores ícones da publicidade brasileira, faleceu no dia 13 de outubro de 2024, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa Star há cerca de cinco meses devido a complicações pulmonares. A notícia de sua morte gerou uma onda de pesar entre autoridades, políticos e famosos, que prestaram homenagem à sua carreira brilhante e impactante.

Nascido em setembro de 1951 na capital paulista, Washington herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando e foi um dos fundadores do movimento “Democracia Corinthiana”, liderado por ídolos como Sócrates. Além de sua dedicação ao clube, Olivetto foi vice-presidente de marketing do Timão e escreveu livros como “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.

Ao longo de sua carreira, Washington Olivetto foi responsável por algumas das campanhas publicitárias mais marcantes do país, sendo premiado em Cannes e reconhecido como uma das mentes mais criativas do país. Sua morte é uma grande perda para a publicidade e para todos que foram inspirados por sua obra.

Algumas de suas maiores obras:

“Garoto Bombril”: Uma das campanhas mais icônicas da publicidade brasileira, onde o ator Carlos Moreno se tornou um dos rostos mais conhecidos da propaganda.

“Meu primeiro sutiã”: Uma campanha memorável que mostra uma adolescente usando pela primeira vez um sutiã.

“O cartão é mais importante do que as flores”: Um slogan inesquecível para a marca de chocolates Garoto.

“Deu duro? Tome um Dreher”: Uma campanha popular para a cerveja Dreher.

“Cachorrinho da Cofap”: Outra campanha icônica que fez muito sucesso na televisão brasileira.

Prêmios:

Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade: Washington Olivetto ganhou mais de 50 Leões ao longo de sua carreira, sendo o primeiro brasileiro a ganhar um dos principais prêmios do festival.

Publicitário do Século: Ele foi eleito duas vezes como Publicitário do Século pela Associação Latino-Americana de Publicidade.

Guinness Book: O ator Carlos Moreno, do “Garoto Bombril”, foi reconhecido pelo Guinness Book como o garoto-propaganda mais longevo do mundo.

Washington Olivetto deixou um legado imenso na publicidade brasileira e mundial.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *