Museu do Ipiranga oferece programação especial e gratuita no Dia da Independência

Além da entrada franca para acesso ao edifício-monumento e parte das exposições de longa duração, o já tradicional evento que […]

Além da entrada franca para acesso ao edifício-monumento e parte das exposições de longa duração, o já tradicional evento que celebra a declaração de Independência do Brasil na área externa do Museu terá apresentações do CORALUSP e quinteto de metais do Instituto Baccarelli oferecidas pela Shell

O evento contará também com jogos e desafios, oficinas, caminhadas, contação de histórias e intervenções artísticas. Todas as atividades vão ocorrer no sábado, 7 de setembro, das 9h às 18h

Rnews - Museu Do Ipiranga Oferece Programação Especial E Gratuita No Dia Da IndependênciaO Museu do Ipiranga prepara para o sábado, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, mais uma edição do Museu em Festa, com uma série de atividades culturais de celebração deste marco histórico. Todas as atividades são gratuitas.

A programação começa às 9h30, em palco com patrocínio da Shell, quando os visitantes serão recepcionados na esplanada com uma performance do CORALUSP, sob regência de André Juarez. O grupo vai apresentar um repertório com clássicos da música popular brasileira, como Aquarela, João e Maria, Mas que Nada, Maluco Beleza e País Tropical.

O público está convidado para apresentações artísticas, jogos, oficinas, caminhadas e contação de histórias, que vão ocorrer na esplanada e terraços laterais entre 9h30 e 18h. Não será necessário retirar ingressos para as atividades na parte externa do Museu.

Na ação “Saí bem na foto?”, também oferecida pela Shell, o visitante será fotografado em frente a uma foto de um antigo estúdio de fotografia e poderá posar junto a objetos de época do acervo educativo do Museu. A foto registrada poderá ser levada para casa como uma lembrança do Museu em Festa. A proposta é mostrar aos participantes como eram os estúdios fotográficos do século 19 e provocar uma reflexão sobre como escolheriam ser representados.

A Shell é mantenedora do Museu por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Apoiamos o Museu do Ipiranga, pois acreditamos que a instituição tem um papel fundamental na construção, conservação e difusão da nossa herança cultural, com ações que promovem o desenvolvimento humano e geram valores para toda nossa sociedade”, comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil.

Às 11h30, o grupo Brasirima, que promove atividades de arte e cultura para adolescentes na região sudeste da cidade, em especial na Vila Brasilina, vai convidar o público a participar de uma batalha de rima com desafio de improviso, criatividade e argumentação. Às 14h ocorrerá o sarau do Perifatividade, coletivo de poetas, educadores, produtores culturais e músicos provenientes das extremidades do Ipiranga. E às 17h, um grupo de metais do Instituto Baccarelli, programa social voltado para crianças e jovens do bairro de Heliópolis, encerrará as atividades da esplanada em frente ao Museu.

Em colaboração com o Sesc Ipiranga, o dia contará com oficinas, contação de histórias e vivências culturais. Os horários das atividades podem ser consultados nos sites do Museu do Ipiranga e do Sesc Ipiranga.

Durante o dia 7 de setembro, o Museu do Ipiranga estará aberto das 9h às 18h (última entrada até as 17h), sendo possível visitar as exposições “Uma História do Brasil”, (que inclui o Salão Nobre), “Passados Imaginados” e “Para Entender o Museu”. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no mesmo dia, a partir das 9h, na bilheteria do Museu.

Para que o público possa desfrutar de toda a programação com saúde e de forma sustentável, a organização recomenda que os visitantes tragam garrafa ou copo reutilizável que poderão ser abastecidos nos bebedouros da Sabesp localizados na esquina da Rua dos Patriotas com a Avenida Nazaré e em frente ao Museu próximo à entrada da Rua Xavier de Almeida. Além disso, é indicado vestir roupas confortáveis, usar boné ou chapéu para se proteger do sol e trazer cangas e toalhas para se sentar no parque.

Projetada originalmente para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, a construção foi aberta ao público como sede do Museu do Estado (Museu Paulista) em 1895. Desde então, o Museu do Ipiranga se mantém como uma das sedes do Museu Paulista. Atualmente, é um Museu especializado em história e cultura material, integrando a Universidade de São Paulo desde 1963.

Rnews - Museu Do Ipiranga Oferece Programação Especial E Gratuita No Dia Da IndependênciaPROGRAMAÇÃO MUSEU EM FESTA

Esplanada

9h30 – Apresentação do Coral da USP

11h30 – Batalha de Rima com Brasirima

14h – Sarau com Coletivo Perifatividade

17h – Quinteto de Metais do Instituto Baccarelli

Jardim do Museu

10h30 às 11h; 11h30 às 12h; 12h30 às 13h – Intervenção Poemas do Guarda-Chuva

11h às 12h; 15h às 16h – Caminhada para reconhecer a vegetação

Terraço Xavier

10h às 13h – Oficina Autômatos para brincar

10h às 13h – Brincadeiras e dinâmicas rítmicas

10h às 13h – Oficina Estamparia Artesanal com Adinkras

14h às 17h – Oficina Cartografia Afetivas

14h30 às 17h – Oficina Fanzinando Ideias

Terraço Nazaré

10h às 17h – Jogos e vivências educativas

10h às 17h – Saí Bem na Foto?

10h às 17h – Vai de Roteiro

10h30 às 11h – Contação de histórias Sapatos Trocados

11h às 11h30 – Contação de Histórias A Boca da Noite

11h às 11h45; 14h30 às 15h15 – Impressões Botânicas em Gelatina

11h45 às 12h30; 15h15 às 16h – Pequenos Cadernos Botânicos

12h às 12h45 – Contação de Histórias O Macaco e a Lua

12h às 15h – Ateliê Serigráfico Árvores Paulistas

12h30 às 13h15; 16h às 16h45 – Oficina Jogos Cadernos e Carimbos

13h às 16h – Mediação de leitura No Pé do Baobá

13h às 17h – Vivência em Malabares

14h às 17h – Oficina Brincando de pintar com tintas de terra

16h às 17h – Vivência Corpo em Movimento – Somos feitos de Samba

Rnews - Museu Do Ipiranga Oferece Programação Especial E Gratuita No Dia Da IndependênciaCONHEÇA MAIS SOBRE AS EXPOSIÇÕES QUE ESTARÃO ABERTAS

Uma História do Brasil: a exposição compreende o hall, a escadaria principal e o Salão Nobre e tem como acervo principal as obras de arte que estão integradas à arquitetura, como a tela “Independência ou morte!”, de Pedro Américo. O conjunto de obras constitui uma versão da história do Brasil produzida para as comemorações do centenário da Independência em 1922. A exposição coloca em questão a construção dessa narrativa, a escolha dos personagens e o modo como esta versão subordina a história do Brasil à história paulista. Propõe uma discussão contextualizada desses documentos da história da Primeira República (1889-1930), que mostram uma visão histórica difundida na década de 1920 pelas elites de São Paulo.

Passados Imaginados: exibe telas de grandes dimensões sobre o contato entre indígenas e portugueses, sobre os bandeirantes e sobre o passado da cidade de São Paulo. O foco é demonstrar que os acontecimentos representados nessas obras não são uma janela exata para o passado que está ali representado, e sim um documento do processo de recriação visual desse passado pelos artistas. Estimulado a entender essas representações como cenas verídicas, por conta do modo como foram apresentadas nos livros didáticos, o público encontra nessa exposição a recontextualização das obras de arte para serem compreendidas dentro do sistema que as produziu.

Para Entender o Museu: exposição que aborda a história do edifício, do Museu e como é feito o conhecimento produzido na instituição. A exposição apresenta a maquete do Museu produzida pelo arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi na década de 1880 e detalha a arquitetura do prédio e sua construção.

Rnews - Museu Do Ipiranga Oferece Programação Especial E Gratuita No Dia Da IndependênciaSERVIÇO

Museu em Festa

Endereço: Rua dos Patriotas, 100

Funcionamento do edifício-monumento: 7 de setembro, sábado, das 9h às 18h (última entrada até as 17h)

Distribuição de ingressos gratuitos a partir das 9h

Confira mais informações: Eventos do Museu do Ipiranga

 

Como chegar:

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de MRnews - Museu Do Ipiranga Oferece Programação Especial E Gratuita No Dia Da Independênciaoura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompeia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

Para quem usa bicicleta, há paraciclos próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.

A acessibilidade é tema estratégico do Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.

A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Assessoria de Imprensa do Museu do Ipiranga

Conteúdo Comunicação

imprensamuseudoipiranga@conteudonet.com

 

Valentina de Lucca

Valentina de Lucca

Sou uma jornalista guiada pela sensibilidade, pela curiosidade e pelo desejo profundo de compreender o mundo em todas as suas camadas. Busco construir uma trajetória que marcada pela precisão da informação, pelo olhar humano e pela capacidade de transformar histórias reais em narrativas que inspiram, acolhem e despertam reflexão.

Apaixonada por comportamento, ciência, natureza e pelas relações que conectam pessoas, animais e ambientes, encontro sentido tanto nos avanços da tecnologia quanto na simplicidade da vida cotidiana.

Artigo anterior Starlink informa ao presidente da Anatel que não vai cumprir decisão de Moraes sobre suspensão do X Prximo artigo OAB SP anuncia criação de seis novas Subseções