Comércio online cresce no Brasil e deve movimentar mais de R$ 186 bi

Foto: reprodução/TV Brasil   O consumidor brasileiro tem demonstrado interesse crescente por compras online. Seja pela praticidade, pela possibilidade de […]

Foto: reprodução/TV Brasil

Comércio Online Cresce No Brasil E Deve Movimentar Mais De R$ 186 Bi

 

O consumidor brasileiro tem demonstrado interesse crescente por compras online. Seja pela praticidade, pela possibilidade de comparar preços ou ainda atraídos por descontos, 62% dos consumidores do comércio eletrônico fazem de duas a cinco compras mensais.

Foi o que mostrou a pesquisa inédita E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.

Considerando os últimos seis meses, 58% dos entrevistados compraram mais pela internet do que em lojas físicas. E 85% compraram online pelo menos uma vez no último mês. É o caso da aposentada Roselete Moura, moradora de Brasília.

Roupas, calçados, eletrônicos, artigos de higiene e beleza e eletrodomésticos foram os produtos mais comprados.

Mahara Scholz, diretora de receita da Octadesk, destaca as principais projeções do e-commerce para os próximos meses.

O levantamento traz também o perfil dos consumidores online brasileiros: maioria das classes CDE, mulheres, concentradas na região Sudeste e quase metade têm entre 30 e 49 anos.

Sobre os canais preferidos para compras, os destaques foram para sites e lojas virtuais, seguidos dos marketplaces, que são espaços onde várias marcas e vendedores oferecem seus produtos, e, em terceiro lugar aparecem os aplicativos das próprias lojas.

As redes sociais também são aliadas do comércio eletrônico: dois em cada três consumidores têm o hábito de pesquisar produtos desejados nesses espaços virtuais.

A pesquisa também traz um alerta: 92% dos consumidores já deixaram de comprar online por temer que a loja fosse uma fraude. Lojas que demonstram medidas de segurança visíveis, selos de confiança e políticas de privacidade e segurança são preferidas, segundo o estudo.

A preocupação com a garantia da compra leva usuários a buscar sites de reclamação, como aponta Mahara Scholz, representante da Octadesk.

A pesquisa ouviu mais de 2 mil consumidores, com mais de 16 anos, de todo Brasil, em maio deste ano.

 

Com informações da Agência Brasil

Eduardo Torquato

Eduardo Torquato

Artigo anterior “Na minha terra tem Palmeiras…”, pelo menos tinha um mês atrás! Próximo artigo 200 anos de Gonçalves Dias, o poeta indianista