Auto News
Cleber Barbosa » Auto News
6 meses atrás

Virtus tem espaço generoso, mas peca em requinte

Com início das vendas no começo deste ano, o Volkswagen Virtus apresenta novas percepções em design, inovação e alta performance e chegou para elevar o padrão os sedãs compactos.

Virtus tem espaço generoso, mas peca em requinte
(Foto: Regional News)

O modelo está disponível nas concessionárias no Brasil com duas opções de motores e duas de transmissão. São três versões: 1.6 MSI (R$ 59.990) e as turbinadas 200TSI Comfortline (R$ 73.490) e Highline (R$ 79.990). Ao contrário do Polo, o veículo não terá motor 1.0 MPI.

Test drive

A reportagem do jornal Regional News fez uma test drive na versão 1.6 MSI 2018, como consumidores, e encontrou altos e baixos no carro que chegou para brigar forte no segmento de sedãs.

Quem entra no novo sedã da Volkswagen logo nota que suas medidas externas graúdas resultam em um espaço interno muito amplo. No banco traseiro, o destaque é o generoso vão para as pernas, capaz de deixar até os passageiros mais altos com os joelhos folgados.

(Foto: Regional News)

Mesmo com tanto espaço foi possível notar um problema: a altura. Com 1,46 m, o carro não oferece muito conforto para uma pessoa de 1,80 m de estatura, deixando-a de no limite do espaço entre a cabeça e o teto do carro. Isso ocorre em razão da caída do teto na parte traseira, feita para que o sedã tivesse um desenho semelhante ao de um cupê.

A parte frontal e o interior do carro são iguais ao do Polo, o que pode ser considerado um ponto negativo. Não pelo desenho externo, nem pela estética interna, mas pela qualidade dos materiais de acabamento. Os plásticos que servem de base para o console estão bem encaixados, mas não carregam qualidade ao toque. Resumindo, sobra espaço e falta requinte.

Pode até não fazer diferença, mas para um carro que tem preço inicial próximo dos R$ 60 mil, não dá para aceitar que o ajuste dos retrovisores seja manual.

(Foto: Regional News)

No mais, o Virtus mostra-se acertado. O câmbio manual de cinco marchas da Volkswagen, como sempre, agradou pela precisão dos engates. A estabilidade é boa, sem atuação exagerada do controle eletrônico e a direção, que tem assistência elétrica, é muito progressiva.

Consumo é destaque

O Volkswagen Virtus 1.6 superou as expectativas nas aferições de consumo de combustível. Abastecido com gasolina, ele cravou, em média, 15,3 km/l na estrada e 12 km/l na cidade. Com um tanque de combustível de 52 litros, o sedã tem um amplo raio de alcance, que pode chegar a 795 km em viagens.

Segurança além da conta

O maior destaque do do Virtus MSI é a oferta de itens de segurança. Mesmo na versão básica, vem de série airbags laterais, totalizando quatro bolsas. Há ainda cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de ganchos Isofix com top tether para ancoragem de cadeirinhas. Controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa, que equipavam o veículo avaliado, são opcionais, agrupados em um pacote que inclui ainda o bloqueio do diferencial.

Ficha técnica

  • Motor
    Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ cm³ de cilindrada, com 76,5 mm de diâmetro e 86,9 mm de curso, 110 cv (g) / 117 cv (e) de potência máxima a 5.750, 15,8 kgfm (g) / 16,5 kgfm (e) de torque máximo a 4.000 rpm.
  • Transmissão
    Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h (dado de fábrica)
    9,8 segundos com etanol.
  • Velocidade máxima (dado de fábrica)
    195 km/h com etanol.
  • Direção
    Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica.
  • Freios
    Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira, com ABS.
  • Suspensão
    Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção.
  • Roas e pneus
    Rodas em liga de alumínio de 5,5×15 polegadas, pneus 195/65 R15 (opcionais).
  • Dimensões
    Comprimento: 4,482 metros; largura, 1,751 m; altura: 1,472 m; distância entre-eixos: 2,651 m; peso: 1.134 quilos.
  • Capacidade
    Tanque de combustível: 52 litros; porta malas: de 521 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 416 quilos.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?