Auto News
2 semanas atrás

Vem aí um novo Peugeot 208. Tem até versão elétrica

Os carros das montadoras francesas dispensam comentários quando o assunto é design. Pois, bem. Agora se prepare para conhecer um novo Peugeot 208. A montadora divulgou recentemente novidades do compacto francês que adotou visual herdado do sedã 508, quadro de instrumentos digital, sistema de estacionamento semi-autônomo, piloto automático adaptativo e, uma baita novidade: a versão elétrica.

Vem aí um novo Peugeot 208. Tem até versão elétrica
Peugeot 208 fica mais tecnológico em nova geração (Foto: Divulgação/Peugeot)

Como a chegada de carros elétricos tende a só crescer, com a expectativa de substituir os veículos a combustão muito em breve, a montadora não perdeu tempo e com o e-208 marca a entrada da fabricante para o segmento dos elétricos mais acessíveis.

A nova geração será fabricada na Argentina e começa a ser vendida no segundo semestre na Europa. No Brasil ainda demora: sua chegada está prevista para 2021.

e-208

O 208 elétrico é equipado com um motor 100% elétrico de 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque disponíveis de forma integral a qualquer momento, e autonomia de até 450 km.

De acordo com a Peugeot, o modelo leva cerca de 16 horas para carga completa em uma tomada doméstica e de 5h15 a 8 horas no carregador da marca instalado na rede elétrica. Em um posto de recarga público, a bateria, instalada sob o assoalho, chega a 80% de sua carga em 30 minutos, permitindo ao motorista uma economia de tempo.

Peugeot e-208 é totalmente elétrica e tem autonomia de até 450 km (Foto: Divulgação/Peugeot)

A versão elétrica conta com três modos de condução: Eco, Normal e Sport; dois de frenagem, moderado e aumentado, este último para otimizar a regeneração da energia para a bateria.

Para o 208 convencional, apesar da mudança de plataforma, agora ele é feito sobre a modular CMP, os motores já são conhecidos. Na Europa, ele utilizará o 1.2 de três cilindros a gasolina em suas variantes de 75, 100 e 130 cavalos de potência e o 1.5 a diesel com 100 cavalos. Como vai chegar ao Brasil? Não sabemos, mas detalhes serão divulgados em breve.

De acordo com a Peugeot, o e208 não perde espaço no porta-malas em comparação ao modelo normal por usar as baterias no assoalho do veículo. Falando nelas, as baterias de 50 kWh fornecem uma autonomia de até 340 km, com uma garantia de 8 anos ou 160.000 km.

Na Europa, o Novo 208 será vendido nas versões Access, Active, Allure, GT Line e GT.

Tecnologia

A Peugeot tem a intenção de aproximar o novo 208 dos modelos mais caros da marca. Para isso, muitas inovações foram inseridas. Entre as novidades, estão o piloto automático adaptativo, carregador de celulares por indução, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência automática.

A segunda geração do compacto ainda incorpora a nova versão do i-Cockpit, uma evolução da usada nos SUVs 3008 e 5008 e inspirada pelo conceito Fractal.

Há ainda monitoramento do estado de atenção do motorista, sistema de leitura de placas de trânsito, freio de estacionamento elétrico e estacionamento semi-autônomo. A central multimídia do compacto pode ter 5, 7 ou 10 polegadas, e tem Android Auto e Apple Carplay.

O conceito i-Cockpit, que posiciona o quadro de instrumentos acima do volante, foi mantido. Na nova geração, porém, os mostradores dão lugar a uma tela configurável.

O compacto ainda adota uma série de tecnologias, especialmente na área de assistência ao motorista. O novo Drive Assist, por exemplo, faz com que o novo 208 tenha um sistema de condução semi-autônoma.

Design

Para ficar emparelhado com seus seus “irmãos maiores”, o Novo 208 traz na dianteira a aparência inaugurada pelo sedã grande 508, com faróis full led que destacam uma grande barra iluminada que desce pelo para-choque, como um dente de um leão.

Maior, mais largo e mais baixo do que a geração atual, a nova família adota uma silhueta distinta que invoca esportividade. A entrada de ar no para-choque vem em forma de asa, bem larga e com aspecto dinâmico. As mesmas características podem ser vistas também no DS 3 Crossback, que irá compartilhar a plataforma modular CMP usada pelo novo 208.

A grade de dimensões generosas e trama tracejada e a abertura inferior em formato de asa completam o apelo esportivo do hatch. Na traseira o 3008 serviu de inspiração. As lanternas parecem camufladas em uma barra escura que vai de um lado a outro.

O 208 reforça sua vocação de esportividade com volumes pronunciados, traseira alta e borda das caixas de roda em preto brilhante. Na versão GT Line, a inscrição fica na coluna C, logo depois das janelas laterais traseiras, as rodas são de 17 polegadas e há saída dupla de escape.

Interior remete aos SUVs 3008 e 5008 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?