Bem Estar e Saúde
7 meses atrás

Uma samambaia para a saúde

Quem diria que as famosas samambaias que enfeitam os jardins suspensos de milhares de residência é também uma planta medicinal empregara há anos por índios peruanos no tratamento de diversos males do organismo. Possui propriedades vermífuga, tônica, antirreumática, adstringente, anti-helmíntico e febrífuga.

Uma samambaia para a saúde
(Reprodução)

Seu chá é indicado em casos de doenças do sistema respiratório, como gripe, resfriado, pneumonia, bronquite e asma. Também é usado para curar males do fígado, sanar dores reumáticos e diminuir a febre, fortalecer o sistema imunológico e tratar inflamações em geral.

A raiz da planta combate os parasitas intestinais, entre eles solitárias e nematelmintos, ao neutralizar seus músculos soltando-os do corpo. É boa para cicatrizar feridas, estancar sangramentos e melhorar doenças crônicas da pele, como psoríase e dermatite.

Seu uso é desaconselhável para quem tem gastrite, úlcera duodenal, anemia ou sofre de cardiopatias. Deve ser evitada também por grávidas e lactantes. Em todos os casos pede-se para seguir a orientação de um especialista antes de fazer uso da samambaia para fins medicinais.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?