Música
3 meses atrás

Um panorama visto da ponte

Em cartaz no Teatro Raul Cortez o espetáculo “Um Panorama Visto da Ponte” é um dos mais conhecidos textos do americano Arthur Miller.

Um panorama visto da ponte
(Foto: Divulgação)

Figurando entre os maiores dramaturgos de todos os tempos Miller, morto em 2005, sempre abordou as relações na sociedade moderna além de evidenciar uma visão crítica sobre os modos comportamentais do ser humano. Escrita em 1955 e reescrita no ano seguinte “Um Panorama Visto da Ponte” foi montada em Nova York e Londres recebendo inúmeras premiações. A primeira montagem da peça em São Paulo ocorreu em 1958 trazendo no elenco Leonardo Villar, Míriam Mehler, Nathália Timberg e Sérgio Brito. O espetáculo atual tem na direção Zé Henrique de Paula sendo protagonizada pelos talentosos Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti.

De acordo com o diretor os clássicos não são obras perenes por acaso. Em geral, os temas de Miller reverberaram por muito tempo no seio da sociedade, independente de época e lugar. Suas peças são dessa lavra, falam das nossas paixões primais, da atualíssima ideia de delação, das delicadas questões de imigração, de identidade nacional e, acima de tudo, da pulsão de amor e morte que já foi o motor do teatro em inúmeras épocas da História. Dirigir este espetáculo é um privilégio pra qualquer diretor. “Minha abordagem é estripar a peça de sua casca naturalista e ir ao âmago da tragédia, transformando o palco numa arena para as ideias tão brilhantemente urdidas por Miller, colocando a palavra em primeiro plano e dando forma a uma história que se passa nas docas de Nova York em meados do século XX, mas que poderia muito bem ser a história da família de cada um de nós”, atesta Zé Henrique de Paula. Por sua vez, Sérgio Mamberti também está exultante com a peça.

“Acompanhei a montagem e assisti a peça em 1958. Foi um acontecimento, um marco no teatro, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Sempre tive convicção de que precisávamos remontá-la”, conclui o ator.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?