Caieiras
2 semanas atrás

Turismo coloca cidade de Caieiras em evidência

A cidade de Caieiras, antes considerada como ‘dormitório’ despertou e já desponta no cenário nacional devido ao polo turístico que começou a ser desenhado em 2017. Graças ao investimento feito no setor, a Cidade dos Pinheirais ganhou forma a ponto de ter seu nome inserido no “Mapa do Turismo Brasileiro”. Trata-se de uma cidade que cresce e se desenvolve em todos os sentidos e é cada vez mais procurada para servir como moradia, além de receber vários títulos em razão das iniciativas realizadas pelo poder público.

Turismo coloca cidade de Caieiras em evidência
Ecoparque elevou o nome da cidade de Caieiras na área do turismo no cenário nacional (Regional News)

Intitulada como o ‘1º condomínio turístico da região’, as ações realizadas permitiram que a “Cidade dos Pinheirais” fosse contemplada com o “Certificado de Regionalização Turística” e “Certificado do Conselho do Turismo”, ofertados pelo Estado e pelo Ministério do Turismo, como também inserida na “Rota de Negócios e Cultura”, no “Circuito Entre Serras e Águas” e na “Rota Cervejeira”, capacitada para turismo industrial e ativos em feiras e eventos. O município também passou a ser reconhecido como expoente em “Turismo Religioso”.

Com esse potencial, Caieiras foi reconhecida e está entre os municípios do novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, sob responsabilidade do Ministério do Turismo. Os títulos estão diretamente ligados as ações realizadas pelo Comtur, Conselho Municipal do Turismo, e o Fumtur, Fundo de Turismo, criados para dar andamentos em questões envolvendo o turismo da cidade.

Instrutores orientam visitantes (Regional News)

Grande parte desse trabalho até chegar ao reconhecimento nacional foi iniciado de forma mais incisiva em abril de 2017.

Por conta do grande potencial que a cidade tem, o Turismo foi vinculado à pasta da Cultura, secretaria que ficou responsável por organizar e criar políticas públicas para o desenvolvimento desse segmento tão importante de forma mais técnica. Essa união de áreas diferentes enriqueceu as atividades já existentes, como também propiciou novas ações que modificam continuamente o cenário histórico, cultural, social, educacional, turístico e econômico da cidade.

“Cinturão Turístico”

Em julho de 2020, o jornal Regional News publicou uma matéria com detalhes do projeto que está em andamento na cidade. Ele abrange o velódromo, contemplando uma passarela que dará acesso ao Ecoparque recém-inaugurado, passando pelo Centro de Eventos Ícaro Della Torre. Isso tudo terá uma combinação turística com o boulevard, já pensando na acessibilidade da futura estação ferroviária prometida pelo governo do Estado ficando a antiga, a partir de então, aos cuidados da Secretaria de Cultura. Existe ainda uma ligação até a área do Cristo, no Jardim Marcelino, que será reformado em uma PPP, Parceria Público-Privada.

População aprovou o Boulevard. Espaço é frequentado por todos que passam pela estação (Regional News)

Famílias se reúnem no Ecoparque para piqueniques (Regional News)

Soma a esse projeto audacioso a construção do “Memorial Histórico e Cultural de Caieiras”, onde será realizado o atendimento do CIT, Centro de Informações Turísticas.

“A inauguração do Ecoparque é prova de que Caieiras segue no caminho certo e faz jus a essa certificação que trará muitos benefícios para a cidade. Essa nova área de lazer e outras ações modificaram a vocação do município para o turismo nacional e isso é muito gratificante não apenas para a gestão pública, mas também para os caieirenses que se orgulham de morar aqui”, disse o prefeito Gersinho.

Espaço conta com várias atrações (Regional News)

Mapa traz detalhes do complexo turístico de Caieiras (Divulgação)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?