Caieiras
7 meses atrás

Supermercado foi flagrado furtando energia em Caieiras

Um supermercado de Caieiras, que não teve o nome divulgado, foi flagrado furtando energia pela Elektro, responsável pela distribuição na região. O caso foi registrado durante fiscalização de combate ao furto de energia.

Supermercado foi flagrado furtando energia em Caieiras
(Foto: Divulgação)

De acordo com a concessionária, por ter feito um ponto de ligação clandestina, o dono do estabelecimento responderá por furto de energia. Com operações como essa, a distribuidora já recuperou nos últimos 12 meses, 1,7 milhão de kWh em Caieiras. A quantidade de energia recuperada é o suficiente para abastecer a cidade de Nazaré Paulista durante 17 dias.

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. Além das vistorias em campo, as equipes trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência analítica que permitem identificar as fraudes prestando todo auxilio à Polícia Civil para a realização das operações.

Após o flagrante, a empresa cobra do consumidor o valor retroativo ao furtado nos chamados “gatos de energia”. Esta prática ainda contribui para aumentar o valor da conta de energia de todos os consumidores, além de levar risco para quem faz a ligação.

Consequências

• Na tentativa de furtar, pessoas podem sofrer acidentes graves, que muitas vezes podem ser fatais. Um técnico da Elektro recebe muitas horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica;

• Estes atos ilegais estão previstos no Código Penal, por isso, quem os pratica pode ter o fornecimento de energia suspenso, pagar multa e até ser preso;

• O custo da distribuição de energia é dividido entre todos os clientes, por isso, todo mundo acaba pagando quando ocorre o furto;

• Essa atitude sobrecarrega a rede elétrica, o que pode deixar muitas casas sem energia;

• Esse tipo de ligação clandestina pode causar danos à rede elétrica, queima de aparelhos eletrodomésticos da residência e da vizinhança e até incêndios.

Deixe seu comentário

Nota do Editor: Os comentários não são editados e são de responsabilidade dos autores. Não refletem a opinião do jornal Regional News.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?