Cotidiano
2 semanas atrás

Sistema Cantareira entra na faixa de alerta

O nível do Sistema Cantareira, reservatório de água que abastece a região metropolitana de São Paulo, chegou a marca de 29,3% de sua capacidade de operação na quarta-feira, 6, de acordo com o boletim informativo da Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Sistema Cantareira entra na faixa de alerta
Foto: Reprodução

Esse é o nível mais baixo desde a crise hídrica que atingiu o manancial em 2014. Desde sábado, 2, o sistema está na faixa de alerta.

De acordo com a escala criada pela Sabesp para medir o volume útil dos reservatórios e classificar a gravidade da situação, quando o nível é igual ou maior que 60% a situação é normal; em estado de atenção quando é igual ou maior que 40% e menor que 60%; em alerta quando está maior que 30% e menor que 40%, e em restrição quando é maior que 20% e menor que 30%.

Segundo a Companhia, para que o manancial seja colocado em fase de restrição, é necessário que o índice esteja abaixo dos 30% no último dia do mês, o que não aconteceu em 30 de setembro quando a capacidade era de 30,35%.

O Sistema Cantareira é formado por cinco reservatórios (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro) conectados entre si e é responsável por abastecer 46% da população da região metropolitana de São Paulo.

Em agosto deste ano em publicação feita pelo jornal Regional News, a Sabesp informou que não tinha risco de desabastecimento naquele momento na RMSP, Região Metropolitana de São Paulo, mas reforçou a necessidade do uso consciente da água.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?