Cotidiano
1 mês atrás

Setor elétrico e demais entidades pedem retorno do horário de verão no Brasil

A volta do horário de verão no Brasil foi pedida por entidades representativas do setor de energia. A proposta é apresentada ao governo como alternativa para o enfrentamento da crise energética. No início de setembro, empresários brasileiros do setor de turismo e alimentação já tinham encaminhado um pedido ao presidente da república, Jair Bolsonaro, solicitando o retorno do horário de verão, extinto em 2019.

Setor elétrico e demais entidades pedem retorno do horário de verão no Brasil
Foto: Reprodução/Pixabay

No pedido feito por entidades do setor de energia foi chancelado um relatório afirmando que a iniciativa levaria à redução de até 5% do consumo de eletricidade no início da noite. Participaram da solicitação o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Clima e Sociedade (ICS), International Energy Intiative (IEI), Mitsidi Projetos, Projeto Hospitais Saudáveis e Fórum de Energias Renováveis.

A medida, de acordo com as entidades, provocaria a redução do acionamento das usinas termelétricas, mais caras que as hidrelétricas e eólias e que têm provocado os sucessivos aumentos nas contas de luz.

No caso da solicitação feita por empresários brasileiros do setor de turismo e alimentação, a carta contou com a assinatura de pelo menos 15 entidades, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?