Sabe como consultar seu CPF?

Sabe como consultar seu CPF?

Consultar a situação cadastral CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, nunca esteve tanto entre a rotina dos brasileiros como no momento atual. O procedimento é relativamente fácil e necessário para saber se você conta com alguma restrição que possa impedir tomar crédito empréstimo, tirar o passaporte, ou ainda obter a certidão negativa do imóvel.

O impedimento envolvendo algumas das situações anteriores é apenas uma das quais os cidadãos que estão com alguma pendência junto à Receita Federal ficam impedidos de realizar.

Existem ainda outras questões mais complicadas como, por exemplo, a proibição de movimentar a conta bancária que pode ocorrer quando um contribuinte é inscrito na Dívida Ativa da União.

Para não deixar o artigo apenas com situações negativas, é importante informar que é possível regularizar sua situação e evitar qualquer problema futuro.

Mais do que um simples cadastro, trata-se de um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, que armazena informações cadastrais de contribuintes. A inscrição no CPF, dependendo da idade, é voluntária.

Como saber se está tudo certo com o CPF?

Saber de você tem alguma irregularidade junto à Receita Federal não é tão complicado. Vamos mostrar como realizar essa consulta. No mesmo site é possível consultar além da situação cadastral do seu CPF, emitir o comprovante da situação cadastral, ver as informações que constam no seu CPF e confirmar a autenticidade de comprovante de CPF.

Como consultar a situação do CPF?

Na página da Receita Federal existe um campo que permite ao cidadão emitir um comprovante da situação cadastral do CPF.

Nela é possível identificar se o documento está regular, ou seja, não possui contestações, ou identificar se está pendente de regularização.

No site www.receita.fazenda.gov.br basta informar seu CPF, data de nascimento e clique em “Sou humano”.

Em seguida, abrirá uma página com dados do contribuinte e a situação que o CPF se encontra. Se constar como “regular”, está tudo certo.

Agora, durante a conferência aparecer a informação “Pendente de regularização”, o cidadão deverá buscar a correção para evitar qualquer pena.

O serviço está disponível para qualquer cidadão brasileiro e estrangeiro, residente no país ou em trânsito.

Nesta página, basta informar seu CPF, data de nascimento e clique em “Sou humano” – Foto: Reprodução

Veja quais situações cadastrais podem ser exibidas durante a consulta:

Regular: nenhuma pendência com o CPF;

Pendente de regularização: contribuinte deixou de enviar alguma declaração do Imposto de Renda;

Suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto;

Cancelado: ocorre em casos de multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda/roubo;

CPF de pessoa falecida: como o nome sugere, era o CPF de alguma pessoa que veio a óbito e que a Receita já tem o conhecimento.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *