Educação
5 meses atrás

Retorno a escola exige mudanças e paciência

As escolas públicas retomam as aulas na segunda-feira, 3, e o retorno exige um esforço dobrado dos professores e pais já que as crianças acostumam a não ter muitas regras a seguir durante as férias. Para ajudar nessa transição, a coordenadora pedagógica, Juliana Christina Rezende de Souza, dá algumas dicas para auxiliar os alunos e familiares a retomarem a rotina escolar.

Retorno a escola exige mudanças e paciência
(Foto: Reprodução)

Segundo ela, como o momento é de readaptação, cobranças fora da medida podem assustar ainda mais a criança. “A cobrança tem de ser na medida certa. Tranquilizar o aluno sobre novos desafios também é importante, explicando que a transição não é nenhum bicho de sete cabeças e que os professores estarão sempre presentes para ajudá-la no que for necessário”, destaca Juliana.

Outra medida essencial e preparar o filho para a integração com novos amigos. “Incentive-o a fazer amizades e a interagir com os colegas para que não se sinta deslocada. Converse com o professor sobre isso”, pontua.

Nos primeiros dias de aula, a coordenadora orienta a importância dos pais visitarem a escola. “Conheçam o novo professor e se mantenham inteirados sobre a rotina escolar. Essas atitudes certamente vão trazer mais segurança ao aluno, além de deixá-lo feliz por saber que professor e pais têm uma boa relação”, declarou.

Outra dica da profissional é ser breve na despedida. “Ao deixar seu filho na escola, seja breve e carinhoso na despedida, deixando bem claro que alguém vai buscá-lo ao término da aula”, orientou Juliana.

Por fim, ela pede que a rotina de casa também seja de acordo com a realidade escolar e não mais a do período de férias. “É natural que nas férias não exista uma rotina muito rígida nas refeições. Retomar essas práticas é importante. Não deixe que a tarefa de casa se acumule. Ajude seu filho a organizar uma rotina de estudos. Esse hábito vai ajudá-lo a apresentar um bom rendimento escolar”, finaliza.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?