Editorial
3 semanas atrás

Respeito é para todos

Não precisaria de data para celebrar aquele que é o grande professor de experiência que todos nós temos oportunidade, de uma forma ou de outra, de auxiliarmos e sermos por eles auxiliados.

Respeito é para todos
Foto: Reprodução/Pixabay

Mas já que ela existe uma necessidade incontida em estabelecer datas para homenagear determinadas pessoas ou classes de pessoas, não dá para deixar passar em branco o Dia Nacional do Idoso, celebrado em todo Brasi em 1.º de outubro.

Na verdade, ainda estamos na fase de chamar atenção para o quão devemos respeito as pessoas mais velhas, independente da ocasião, lugar ou circunstância.

São deslizes que cometemos no cotidiano, talvez até mesmo ser perceber ou de forma costumeira, mas que não dá para ignorar se tratando de seus direitos e prerrogativas.

Isso envolve desde as ações mais simples, como vagas em estacionamento, onde por exemplo, idosos embora tolhidos em seu direito às vagas especiais, se deparam com algum decrépito, quando não o veículo do próprio poder público e até lixeiras ou caçambas, ocupando as vagas mais próximas demonstrando que talvez seja somente o tempo, mesmo, o grande instrutor dos aproveitadores, porque somente quando se virem em tal condição, irão perceber seu estado de ignorância, se é que se recordarão de sua conduta no passado, nem tão distante.

O que dizer então daqueles que, mesmo indefesos devido as fragilidades impostas pela idade, apanham, seja num assalto, seja pelo próprio familiar de forma covarde. Mesmo que assegurados por um estatuto estão, muitas vezes descobertos, exemplos não faltam deles sendo vítimas de alguma agressão e desrespeito.

Por isso, longe de ser apenas uma homenagem, a data deve conscientizar e a nós cabe rendermos a eles nossa gratidão existencial, uma vez que estamos nesse mundo, depois da vontade de Deus, graças a eles, cada um por sua genealogia.

Vovôs, vovós, titios, titias, papais e mamães, enfim, todos que se julgam ou já são idosos, nosso muito obrigado por tudo, pela experiência, por estarmos aqui por vocês, hoje e sempre.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?