Auto News
Gustavo Lopes Evangelista » Auto News
1 mês atrás

Renault Fluence Z.E. faz o mundo mais limpo e silencioso

Primeiro sedã elétrico no seu segmento de mercado, o Renault Fluence Z.E. é reconhecido à primeira vista. Para diferenciá-lo de seu primo com motorização normal, ele adota um conjunto de elementos característicos e exclusivos da linha de veículos elétricos da Renault.
Com um comprimento de 4,75 m, a versão elétrica do Fluence é 13 cm mais comprido em relação ao modelo normal de linha, a fim de permitir a integração das baterias atrás dos bancos traseiros. Portanto, a lateral da carroceria foi redesenhada para manter o equilíbrio geral da versão original.
Na frente, o logo Renault, a lente e a parte inferior da máscara do farol, e o contorno dos faróis de neblina têm uma cor azulada. A grade central de entrada de ar é atravessada por uma faixa preta brilhante, ornamentada por um revestimento constituído de dois círculos azulados, unidos por uma travessa. Por fim, a entrada de ar inferior ostenta uma máscara na mesma cor que a carroceria, unindo os dois faróis de neblina.

Renault Fluence Z.E. faz o mundo mais limpo e silencioso


Apoiando-se em traços fluidos e arrojados, o design do Renault Fluence Z.E. evolui ao longo de toda a lateral do veículo, acompanhando harmoniosamente o desenho da parte traseira. Na verdade, o vidro traseiro se encontra encaixado à semelhança de alguns cupês esportivos. Um acabamento preto brilhante se localiza na parte inferior do vidro traseiro, para conservar proporções harmoniosas na parte traseira do veículo. Os faróis traseiros também fazem parte do equilíbrio geral visual do carro, se estendendo sobre as laterais da carroceria. O seu grafismo remete a uma trama composta de losangos azulados retroiluminados.


Complementando esse perfil extremamente personalizado, o Renault Fluence Z.E. distingue-se por seus retrovisores preto brilhante, seus frisos pintados na cor da carroceria e os dois compartimentos de recarga localizados nos paralamas dianteiros. A tampa do porta-malas é adornada por um painel de cor azulada e um monograma Fluence Z.E. Por fim, a parte inferior do parachoque traseiro é dotada de um difusor preto, para melhorar o desenho aerodinâmico. Seguindo este mesmo espírito, as rodas com design específico para o Renault Fluence Z.E., são desenhadas para diminuir as turbulências aerodinâmicas.

Um veículo espaçoso e de prestígio

O Renault Fluence Z.E. demonstra que um carro elétrico não é obrigatoriamente um pequeno carro urbano, estreito e desconfortável, com capacidades de condução limitadas.
Com a mesma largura que a versão com motor normal, o espaço interno do Renault Fluence Z.E. é digno de um sedã do segmento superior, com o melhor espaço da categoria para os cotovelos na frente e na traseira.
O interior do Renault Fluence Z.E. remete ao conjunto dos elementos apresentados na versão normal. Apenas o conta-giros é substituído por um medidor dedicado às informações relativas à autonomia e à recarga. No painel de instrumentos de linhas puras e arrojadas, o friso decorativo apresenta uma cor exclusiva. No console central, as marcações lembram as diferentes posições possíveis da alavanca de câmbio (marcha a frente, marcha a ré, ponto morto e estacionamento).
O Renault Fluence Z.E. dispõe de um importante conjunto de tecnologias úteis, como a navegação integrada, a telefonia Bluetooth, a climatização automática independente para a parte dianteira e traseira, acionamento automático dos faróis e dos limpadores do parabrisa.
O Renault Fluence Z.E. é destinado a famílias em busca de um veículo espaçoso e confortável. O volume do porta-malas é de 300 litros.

Tecnologia embarcada

O Fluence Z.E. é um veículo 100% elétrico.

Motor

O motor elétrico de Fluence Z.E é do tipo síncrono com rotor bobinado. Sua potência máxima de 95 cv é obtida em regime de 11.000 rpm e seu torque máximo atinge 22,6 kgfm. Seu peso é de 160 kg. As acelerações geradas por este grupo motopropulsor elétrico são constantes e lineares e o torque máximo é fornecido logo no início.

Bateria

A bateria de íon lítio que equipa o Fluence Z.E dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h. No veículo de série, a bateria é localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros. Seu peso é de 250 kg. Um sistema de recuperação da energia na desaceleração permite recarregar as baterias.

Sistema de recarga

As baterias de Fluence Z.E podem ser recarregadas através de três formas diferentes:
– Através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h. Esta forma de recarga é especialmente adequada para a noite ou durante um dia de trabalho, pois permite se beneficiar das tarifas reduzidas oferecidas em alguns países, para um consumo fora dos horários de pico.
– A partir de terminais de recarga rápidos de 400V, que permitem uma recarga em 30 minutosaproximadamente.
– Com o sistema de troca de bateria ‘Quickdrop’ (troca de baterias), que permitirá substituir a bateria do veículo em 3 minutos aproximadamente, em estações dedicadas.

Chassis

A base do Renault Fluence Z.E. é modificada em relação à do Fluence normal, para se adaptar às especificidades técnicas (dimensões e distribuição das massas). O eixo dianteiro é equipado com uma suspensão de dureza reduzida, pois o motor elétrico é mais leve que os motores oferecidos normalmente para o Fluence. Na traseira, o eixo também é redimensionado devido ao aumento da massa relacionado à presença da bateria.

Pneus

O Renault Fluence Z.E é equipado com pneus de baixa resistência à rodagem. Desenvolvidos pela Goodyear, o pneu EfficientGrip permite diminuir o consumo graças a um intenso trabalho realizado na carcaça e no flanco do pneu. A banda de rodagem, idêntica à de um pneu clássico, permite manter os atributos de aderência ao solo e frenagem.
Segurança garantida
Os auxílios eletrônicos à condução ABS e ESC foram objeto de uma nova configuração. Em matéria de segurança passiva, a estrutura do Renault Fluence Z.E é reforçada, para garantir o mesmo nível de segurança que a versão térmica, menos comprida e, portanto, mais leve.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO FLUENCE Z.E.

DIMENSÕES

  • Comprimento (mm): 4.748
  • Largura (mm): 1.813
  • Altura (mm): 1.458
  • Distância entre eixos (mm): 2.701
  • Bitola dianteira / traseira (mm): 1.537 / 1.555
  • Balanço dianteiro / traseiro (mm): 907 / 1.140
  • Massa do veículo vazio (kg): 1.543
  • Pneus de referência: 205/55 R16

MOTOR 

  • Tipo de motor: Elétrico síncrono com rotor bobinado
  • Tipo de caixa de câmbio: Direta, com redutor e inversor frente / ré
  • Potência máxima (cv): 95
  • Torque máximo (kgfm): 22,6

BATERIA

  • Tipo de bateria: Íon lítio

DIREÇÃO

  • Assistência: Elétrica com assistência variável

DESEMPENHO

  • Autonomia NEDC ciclo misto (km): 160
  • Velocidade máxima (km/h): 135 (limitada eletronicamente)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?