Receita Federal alerta para “golpe do amor”
A Receita Federal divulgou um alerta à população sobre o crescente número de vítimas do chamado “golpe do amor”, em que mulheres são induzidas a fazer depósitos em troca de bens e benefícios supostamente retidos no aeroporto.
Segundo o auditor-fiscal da Receita Federal, Ricardo Luís de Mattos, que trabalha na alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos, são recebidas quatro ligações por dia a respeito do golpe do amor ou do Don Juan.
Ele explica que as vítimas são atraídas por conversas em sites de relacionamentos e depois de alguns meses os golpistas, que se identificam como estrangeiros, pedem depósito financeiro para retirar da alfândega algum presente enviado à mulher. Algumas vítimas procuram a Receita por desconfiança ou até mesmo só depois de realizar o depósito para o golpista.
O órgão ressalta que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta-corrente e que todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão são recolhidos por meio Documento de Arrecadação de Receitas Federais, Darf.