Caieiras
8 meses atrás

Prefeitura lança a Coordenadoria do Direito da Pessoa com Deficiência

Numa iniciativa inédita em toda a região, o prefeito Gersinho Romero e o vice, Adriano Sopó lançaram na segunda-feira, 2, a Coordenadoria do Direito da Pessoa com Deficiência, cuja missão é incentivar o protagonismo da pessoa com deficiência e favorecer a sua efetiva participação na sociedade.

Prefeitura lança a Coordenadoria do Direito da Pessoa com Deficiência
(Foto: Divulgação/PMC)

“Essa Coordenadoria, que faz parte da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, será dedicada exclusivamente à idealização e formulação de políticas públicas em prol da acessibilidade e dos direitos da pessoa com deficiência”, destacou o prefeito, que também lançou oficialmente a CIL Caieiras – Central de Interpretação em Libras, em parceria com a ICOM.

Esse serviço realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento no serviço público instalado na cidade de Caieiras.

A criação da Coordenadoria e o lançamento da CIL tiveram como embrião a realização da Audiência Pública dos direitos da pessoa com deficiência, iniciativa conjunta dos vereadores Fabrício Calandrini e Josie Dártora.

A partir daí, com todo o apoio do prefeito e do vice, teve início a concretização desse marco histórico para o município e toda a região. “Esse é, sem dúvida um marco histórico para a nossa cidade, em que nós deficientes ganhamos voz e um meio para buscar que todos os nossos direitos sejam garantidos e respeitados. Parabéns ao Fabricio, à Josie, ao prefeito Gersinho, ao Secretário Fredy, que abraçou a ideia, e a todos os demais envolvidos”, disse Adriano.

Em sua fala, a coordenadora da pessoa com deficiência, Juliana Mansano, falou sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sobre a importância da inclusão dessa agenda como parte da estrutura da administração pública.

O vereador Eudes, entre outras autoridades, esteve presente no evento, em que o prefeito também entregou um veículo zero km adaptado para o transporte de pessoas com deficiência que realizam tratamentos em hospitais e centros de tratamento fora de Caieiras.

Márcia, mãe do Pablo, e Beth, mãe do Ronaldo, dois jovens com Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença degenerativa, que utilizam o transporte adaptado da Prefeitura fazer o tratamento em São Paulo, afirmaram que esse novo veículo é uma grande conquista, porque proporcionará mais conforto para seus filhos e também para outras pessoas que fazem uso dos veículos da frota municipal.

Fonte: Prefeitura de Caieiras

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?