Bem Estar e Saúde
1 mês atrás

População pode ajudar no combate as arboviroses

A arbovirose, nome dado a um grupo de vírus causadores de doenças transmitidas aos seres humanos através da picada de insetos, pode ser eliminada com apenas algumas ações. Dentre os arbovírus estão: o vírus da dengue, o Zika Vírus, a Febre Chikungunya e a Febre Amarela.

População pode ajudar no combate as arboviroses
Agentes estão percorrendo bairro a bairro e vistoriando imóveis (Suzete Graziano)

Em Caieiras,  a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está se mobilizando para combater esta proliferação. Neste mês de janeiro, realizou a primeira ADL, Avaliação de Densidade Larvária, monitorando o índice de infestação de larvas no município.

Os agentes também já estão percorrendo bairro a bairro, vistoriando casa a casa, realizando testes e orientações por meio de materiais educativos para a prevenção de focos, além de atendimento de denúncias pontuais e de imóveis públicos.

O fumacê, importante ferramenta para o controle de insetos, também já está realizando suas atividades percorrendo diversas ruas, seguindo o cronograma para atender todo o município.

Em 2019, a equipe conseguiu realizar uma cobertura de 80% do município, incluindo 4 ciclos de visitas às casas, além das 4 ADL’s e 100% de monitoramento de imóveis especiais e pontos estratégicos

Como se nota, mais uma vez o descarte indevido de lixo é algo que merece atenção, não só para evitar enchentes, como tanto tem sido alertado, como também, para a proliferação destes seres. Por essa razão, a prefeitura solicita  atenção maior também em pneus, vasos de planta, entulho, entre outros locais que acumular água parada.

Outras ações, como realização de palestras, entregas de cartilhas e visitas às escolas, estão na programação para este ano de 2020.

Entregas de cartilhas está entre as ações (Suzete Graziano)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?