Editorial
2 meses atrás

Pesadelo sem fim

É até difícil de acreditar, mas outra comunidade em Minas Gerais está sob risco de ser atingida por rompimento de outra barragem da empresa Vale. Todos estão em alerta em Barão de Cocais e antes mesmo de acontecer. Num sofrimento sem precedentes e totalmente perdidos, estão arcando com as consequências os moradores daquele ambiente, invadido pela milionária mineradora, protagonista de tragédias recentes, mal explicadas e ainda sem desfecho. Enquanto isso, aqueles que tanto lutaram para ter um lar para chamar de seu estão às portas de verem tudo ruir em questão de segundos.

Pesadelo sem fim
(Foto: Reprodução)

Dizer que pelo menos dessa vez a empresa se antecipou a uma nova tragédia não minimiza a questão. Afinal, o fato que está na iminência de acontecer a qualquer momento, irá tirar deles o tudo que construíram e conquistaram, se não as próprias vidas, tantas delas perdidas em Mariana e Brumadinho, também em Minas.

Em declarações diárias nos noticiários, está cada segundo mais perto o rompimento do talude e um dos cenários esperado é o rompimento da barragem Sul Superior. A nova onda de rejeitos pode devastar as comunidades Socorro e Tabuleiro, que estão na zona de autossalvamento.

A situação deixa a todos apreensivos e já contabiliza prejuízos a quem depende do comércio local, do turismo, do emprego ou de qualquer atividade comercial por ali.

Em um país que pouco oferece em termos de igualdade ou justiça para todos, mais essa situação acaba afastando alunos das escolas em razão do medo e incertezas que dominam o ambiente.

Enquanto isso, os donos da mineradora, parecem bastante preocupados com seu prejuízo material financeiro, esquecendo da parte humanitária, haja vista a forma que conduzem as negociações com familiares de vítima de Mariana e Brumadinho.

Com mais esse cenário, vimos a ambição, de novo, mais uma vez, ser priorizada. O poder e a busca incessante pelo lucro ultrapassando o que se tem de mais valoroso que é a vida.

Que desta vez, Deus tenha compaixão com as pessoas de Barão de Cocais prestes a passar por uma tragédia nas Minas Gerais, terra de pessoas do campo que se viram como podem para se sustentar e manter o sonho de uma vida simples, mas digna.

Que a convivência familiar daquele povo seja preservada e não seja atolada pelos rejeitos de poderosos que manipulam resultados capazes de dizimar centenas de pessoas honradas.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?