OMS confirma 780 casos de varíola dos macacos em 27 países. Brasil monitora seis casos suspeitos

OMS confirma 780 casos de varíola dos macacos em 27 países. Brasil monitora seis casos suspeitos

A OMS, Organização Mundial da Saúde, confirmou o registro de 780 casos de varíola dos macacos, doença rara que provoca pústulas que se proliferam pelo corpo, febre, calafrios e dores, entre outros sintomas.

A enfermidade foi confirmada em 27 países onde o vírus não é endêmico. No entanto, segundo a entidade, o número de pacientes está subestimado devido às informações epidemiológicas e de laboratório limitadas. “É altamente provável que outros países identifiquem mais casos e que haverá maior expansão do vírus”, garantiu a organização de saúde do sistema ONU.

Entre os principais países com atual incidência da doença estão Reino Unido (207), Espanha (156), Portugal (138), Canadá (58) e Alemanha (57). Além de Europa e América do Norte, foram registrados alguns casos em Argentina, Austrália, Marrocos e Emirados Árabes Unidos. “Embora o risco para a saúde humana e para o público em geral continue sendo baixo, o risco para a saúde pública pode ser elevado se o vírus conseguir se estabelecer em países não endêmicos como patógeno humano generalizado”, afirmou a organização.

Brasil tem 6 casos suspeitos

No sábado, 4, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em suas redes sociais que subiu para seis o número de casos suspeitos de varíola dos macacos — monkeypox, em inglês, e como o governo brasileiro tem chamado — no Brasil. Nenhum caso foi confirmado no país até o momento.

Antes do boletim, com os casos em Rondônia, o país tinha quatro pacientes com sintomas da varíola de macacos, um no Mato Grosso do Sul, um no Rio Grande do Sul, um no Ceará e outro em Santa Catarina.

Com informações da Jovem Pan e Veja

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *