Bem Estar e Saúde
2 semanas atrás

O poder vitaminado da taioba

É uma pena que a taioba como muitas outras espécies de hortaliças esteja sumindo da nossa mesa, dos quintais e das feiras pelo Brasil afora. É uma verdura tipicamente mineira. Seu sabor se assemelha ao do espinafre, porém é um pouco mais suave, e se parece com a couve, mas com folhas maiores, mais largas e mais vistosas.

O poder vitaminado da taioba
(Imagem: Reprodução)

Possui propriedades depurativa, emoliente e cicatrizante. É rica em vitamina A, responsável pelo controle do ciclo visual no organismo. Sua falta pode causar cegueira noturna, dores nos olhos. Também possui vitamina B em sua composição que atua diretamente no sistema neurológico. Sua carência leva ao cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, depressão e tontura. Já a vitamina C presente na taioba regula a imunidade no organismo, auxilia no processo de cicatrização e combate o estresse.

A taioba é ainda fonte de ferro, responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo, e de cálcio e fósforo, com importante papel na formação de ossos e dentes.

Esta hortaliça nunca deve ser consumida crua, já que possui oxilatos de cálcio que são capazes de irritar a garganta. Apesar disso, seu cozimento não prejudica a oferta de minerais e vitaminas. Em todos os casos pede-se para seguir as orientações de um especialista antes de fazer uso da taioba para fins medicinais.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?