Música
Nelson de Souza Lima » Música
5 meses atrás

O poder e a glória do Saxon

Com 42 anos de carreira, o Saxon é uma das mais longevas bandas da cena metal. Lançando discos regularmente, são antenados nos rumos que a música pesada toma, sempre se atualizando. O grupo é liderado pelo vocalista Biff Byford e por Paul Quinn, guitarrista, únicos integrantes originais desde sua criação em 1976, na região de South Yorkshire, Inglaterra. É um dos grandes representantes da Nwobhm, New Wave Of British Heavy Metal, que explodiu no começo dos anos 1980 revelando, entre outros, Iron Maiden e Def Leppard. Completam a banda, além de Byford e Quinn, o baterista Nigel Gloker, Nibbs Carter no baixo e Doug Scarrat na outra guitarra.

O poder e a glória do Saxon
(Foto: Reprodução)

Em recente passagem pelo Brasil o quinteto veio mostrar o mais novo álbum de estúdio. Thunderbolt, Shinigami Records, é o vigésimo segundo trabalho dos caras com porradaria do começo ao fim. Como sou fã declarado da banda tinha certeza que meu ‘sorrisômetro’ ia bater alto com as 12 faixas do CD. Ok. Os haters de plantão podem dizer que Thunderbolt não se compara a discos clássicos como Power and Glory ou Wheels Of Steel. Mas pensa bem. Sobreviver após quatro décadas fazendo metal de qualidade não é tarefa fácil. Mas Byford e companhia sabem dar conta do riscado.

O cataclismo sônico do Saxon corre do início ao fim. Abre com “Olympus rising”, faixa/vinheta que dá todo o clima soturno que virá a seguir. Na sequência a faixa-título traz peso, harmonia, porrada de prima pra bater cabeça. Entre temas místicos e lendas nórdicas a banda descarrega riffs e solos de guitarra matadores. Destaque para “Nosferatu (The vampire’s watz) com climão power metal. Vale a pena ouvir também “The secret of flight”, “Predator”, “Sons of Odin”, “Sniper”, e “A wizard’s tale”. “They played rock and roll” é uma justa homenagem a Lemmy Kilmister, ex-líder do Motorhead, falecido em 2015.

Thunderbolt pode não ser o melhor disco do Saxon, mas com certeza, é outra bela obra deste gigante do metal. Recomendo.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?