Bem Estar e Saúde
5 meses atrás

O poder da alfazema-verdadeira

Com um aroma peculiar e inconfundível e com flores de um azul-violeta chamativa, a alfazema-verdadeira é usada na medicina popular desde a Roma e Grécia Antiga, e servindo de antisséptico de ferimentos para soldados feridos na II Guerra Mundial.

O poder da alfazema-verdadeira
(Foto: Reprodução)

Devido suas ações analgésica, antiespasmódica, anti-inflamatória e tônica, esta erva é indicada em casos de dor de cabeça, enxaquecas, anúria, afecções do baço e do fígado, problemas digestivos, flatulência, náusea e cãibras. Ajuda no tratamento de gota e reumatismo, além de regular a menstruação.

No sistema respiratório a alfazema-verdadeira ajuda aliviar os sintomas da bronquite, sinusite, asma e acalma as crises de tosses. Também combate os problemas circulatórios, como inchaço, varizes e dores nas pernas.
Devido ao seu efeito calmante alivia os sintomas da depressão e da tensão nervosa. Externamente, o cataplasma feito das folhas e flores desta planta serve como cicatrizante e antisséptico.

É contraindicada para que faz uso de calmantes, pois a mesma provoca sonolência, para quem tem úlceras, quem esteja gestante ou amamentando. Em todos os casos pede-se para seguir as orientações de um especialista antes de usar a alfazema-verdadeira para fins medicinais.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?