Música
Nelson de Souza Lima » Música
2 semanas atrás

O legado do poeta

Morto precocemente aos 50 anos, em 2016, o cantor/compositor Vander Lee deixou uma enorme lacuna na música brasileira. Lee era chamado de “poeta” pelos fãs o que é fácil de entender pelas letras sensíveis, românticas e bem-humoradas, retratando com maestria as nuances da vida.

O legado do poeta
Foto: Divulgação

Nascido numa família de músicos, o mineiro de Belo Horizonte, começou nos bares da vida, e em 1996 ganhou notoriedade no Festival Canta Minas no qual ficou em segundo lugar com a canção “Gente Não é Cor”. Foi o start de uma magnífica carreira com álbuns de sucesso, entre eles, “No Balanço do Balaio”, de 1999. Ali o mineiro mostrava o toque refinado no violão, belas canções e emoção interpretativa. Outro destaque discográfico é “Sambarroco”, de 2012, em que Vander Lee deu vazão ao lado sambista, trazendo no repertório “Estrela”, gravada anteriormente por Maria Bethânia.

Para manter viva a obra de Vander Lee foi lançada no mês passado uma nova canção a qual é só uma amostra de seu legado. O cantor costumava registrar suas músicas no estúdio, gravadas somente com voz e violão. Foi a partir de uma fita matriz que a família do mineiro produziu “A Vida Não São Flores” que recebeu um tratamento profissional, com arranjos, produção e mixagem de primeira. A organização do projeto foi de Regina Souza, ex-companheira de Lee, e responsável por todo seu acervo. “A Vida Não São Flores” está disponível nas plataformas digitais e contou com a produção de Eneias Xavier, mixagem de Walter Costa e masterização de Leonardo Nakabayashi, profissionais que trabalharam por anos com Vander Lee. Vale a pena conferir a canção.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?