Auto News
3 semanas atrás

Novo CTB muda regras da cadeirinha

Entrou em vigor na segunda-feira, 12, o novo Código de Trânsito Brasileiro. Motoristas e instrutores devem estar atentos às mudanças que vão desde a não obrigatoriedade de aulas noturnas para a primeira habilitação aos novos limites de pontuação na CNH a utilização do farol baixo nas rodovias.

Novo CTB muda regras da cadeirinha
Foto: Reprodução

A partir desta edição, o jornal Regional News vai divulgar as principais alterações, uma a uma, para que o motorista tenha conhecimento e evite multa.

Todas as alterações foram promovidas pela Lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020.

Nesta primeira matéria, vamos apontar o que mudou no transporte de menores de 10 anos. A cadeirinha será obrigatória para crianças até essa idade e com menos de 1,45 metro de altura.

Nesse item específico, as mudanças não serão obrigatórias para táxis e carros de aplicativos. A exigência será aplicada apenas a condutores de automóveis particulares.

Novas especificações

• Bebê conforto ou conversível: deve ser usado para crianças até um ano de idade ou crianças com peso de até 13 kg;

• Cadeirinha: deve ser usado para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos, ou crianças com peso entre 9 a 18 kg;

• Assento elevação: deve ser usado para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio, ou crianças com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg;

• Cinto de segurança: a partir de sete anos e meio, a criança deve utilizar o cinto de segurança;

• Transporte no banco dianteiro: a criança deve ter 10 anos completos e altura a partir de 1,45m.

Multa

Para os motoristas que descumprirem a regra, a penalidade será gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?