Caieiras
1 mês atrás

Nova estação de trem em Caieiras faz parte de projeto

A notícia de que a cidade de Caieiras terá uma nova estação de trem ganhou repercussão na cidade após ser divulgada pelo site metrocptm.com.br/, que não é uma página oficial da CPTM e do Metrô, mas traz informações de um edital do Governo do Estado de São Paulo sobre o projeto da PPP do Trem Intercidades.

Nova estação de trem em Caieiras faz parte de projeto
Estudo prevê que a estação Caieiras seja realocada para uma nova posição - Foto: Arquivo RN

O compartilhamento da notícia nas redes sociais, feita inclusive por servidores da atual gestão caieirense, causou alvoroço, pois trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores para que o município tenha uma estação mais moderna.

Quem se mostrou ansioso com a informação, precisará ter paciência. Seguindo o cronograma estipulado, o governo de São Paulo prevê publicar em dezembro de 2021 o edital do trem que interligará Campinas a capital e a expectativa da Secretaria de Transportes é que o leilão ocorra em abril de 2022.

A construção de uma nova estação em Caieiras e readequação de outras paradas como a de Franco da Rocha, por exemplo, fazem parte do projeto, mas nada que possa acontecer imediatamente como já imaginaram internautas entusiastas em comentários nas redes sociais.

Segundo divulgou o site metrocptm.com.br, o estudo prevê que a estação Caieiras seja realocada para uma nova posição, de forma que uma nova edificação seja construída, sendo completamente dotadas dos itens essenciais para acessibilidade universal.

Imagem faz parte de edital que deve ser publicado em dezembro de 2021 – Foto: Reprodução

Ainda de acordo com a publicação, essa mudança se justifica pelo fato da disposição atual das vias não comportar a passagem dos trens do TIC e da linha de carga segregada da MRS Logística. O objetivo com a nova estação é de construir uma área dedicada apenas para os passageiros da Linha 7-Rubi, enquanto a estrutura e vias existentes na estação atual serão utilizadas pelos trens de carga e pelo serviço expresso entre São Paulo e Campinas.

Trem Intercidades

O governo prevê a oferta de um serviço expresso entre as duas metrópoles, com uma estação em Jundiaí (SP). O trajeto de 101 quilômetros de extensão seria atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, que operaria com velocidade comercial de 95 km/h, e em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico. A viagem tem duração de prevista de 1h04.

O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato, que atenderia cidades como Louveira, Valinhos e Vinhedo. A extensão dessa operação seria de 65,8km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h – a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?