Editorial
2 meses atrás

Não é momento para discurso de ódio

Vivemos em um País democrático e isso é bom para a sociedade de modo geral. Ideias divergentes têm avaliação positiva, já que se permite em qualquer circunstância atender a todos. Mas o que temos vistos ultimamente em manifestações e debates é um discurso de ódio, que precisa ser deixado lado, principalmente em meio a essa pandemia que está matando quem encontra pela frente.

Não é momento para discurso de ódio
(Foto: Reprodução/Pixabay)

Fomos obrigados a deixar de lado tantas coisas boas como o abraço, o beijo, aperto de mão, mas não podemos nos deixar levar por sentimentos ruins só porque não concordamos com a opinião do vizinho.

Divergir de uma ideia até é válido e positivo até por que não há quem pense de forma igual. Mas disparar ataques só porque não concorda com a opinião desse ou daquele é ultrapassar barreiras da educação e o bom senso.

Assim tem sido postagens em redes sociais e, agora, como grupos indo às ruas se manifestar. Pela internet, observamos debates fervorosos, sem respeito ou objetivo, que chegam a assustar e enraivecer. Para piorar, isso tem ocorrido com pessoas famosas, líderes políticos e formadores de opinião.

É certo que as redes sociais acabaram dando voz até mesmo aos covardes e, apesar desse desvio de conduta, é satisfatório dizer que até eles merecem respeito.

Nas ruas, o que vimos são pessoas se agredindo por não concordarem com determinadas ações governamentais. De fato, é necessário cobrar, mas sem idolatrar um político ou líder. Cabe defesa de quem o apoia, mas também cabe crítica aos que não concordam, desde que de forma construtiva e coerente.

O que não pode é sair dando pancada, destruir monumentos, fachada de empresas e, muitas vezes enfrentar a polícia, em nome de um político para convencer, à base da força que ele tem razão. Nem sempre é na forçada que se conquista ou se resolve as diferenças. Uma boa conversa também ajuda e todos saem ganhando.

Mesmo desagradando a Deus, algumas atitudes que dependem do livre arbítrio de cada um irão gerar consequências que, dependendo da escolha, poderão ser desastrosas. O momento pede paz e união para juntar ideias e não separá-las. Se forem diferentes, nada que a calma e serenidade não colabore para se chegar no que fica equilibrado e bom para todos.

O que não dá para aceitar, em qualquer ocasião, muito menos agora em meio a uma pandemia, são palavras e discursos de ódio que não somam. Ao contrário, subtraem e, muitas vezes, matam.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?