Política
1 semana atrás

Municípios da região elegem prefeitos e vereadores

Na noite de domingo, 15, os eleitores de Cajamar, Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras que formam o Cimbaju, Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri, conheceram os nomes de quem irá governar as cidades pelos próximos quatro anos.

Municípios da região elegem prefeitos e vereadores
Arte/Regional News

Como já tinha sido registrado nas eleições de 2016, novamente o número de abstenções e votos nulos e brancos chamaram a atenção na disputa eleitoral em várias cidades. No caso de Franco da Rocha e Caieiras, o não comparecimento às urnas e o número de pessoas que anularam ou votaram em branco seriam capazes de mudar o resultado da eleição.

Esses dados servem de base e alerta para os próximos prefeitos já que, embora vencedores, foram eleitos por um número baixo de eleitores e deverão ser cobrados pela maioria que votou contra ou não teve o vencedor como nome preparado para administrar.

Na cidade franco-rochense, Dr. Nivaldo (PTB) foi eleito com 34.609 (56,80%) dos votos, seguido por Valdir que recebeu 11.260 (18,48%).

A soma entre abstenção, nulos e brancos é de 38.810, mais que os votos que o vencedor recebeu, sendo capaz de eleger outro candidato, considerando o número de eleitores na cidade, atualmente com 99.741, ficando, portanto, o prefeito eleito com a minoria dos votos, mas legítimos como escolha válida.

Em Caieiras a situação é parecida. Gilmar Lagoinha (MDB) recebeu 22.616 (50,13%) dos votos válidos e foi eleito prefeito. Gersinho Romero (PSD) com 18.478 (40,96%) ficou em segundo lugar.

Entre abstenção, nulos e brancos a soma equivale a 22.849, número maior que os votos conquistados por Lagoinha e, portanto, votos suficientes para nomear outro candidato. A cidade conta hoje com 67.660 eleitores e, como na cidade vizinha, também é possível notar que o prefeito não foi a escolha da maioria.

Em Francisco Morato, a prefeita Renata Sene foi reeleita com 72.351 votos e aparece como uma exceção ao número de abstenção, nulos e brancos.

Todos os dados podem ser consultados no site do TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

Quem saiu vitorioso

Em Cajamar, Danilo Joan (PSD) foi eleito com 40.464 (86,46%) dos votos válidos enquanto Dr. Giuseppe (PSBD) ficou em segundo lugar com 2.456 (5,25%).

Os quatro vereadores mais votados foram: Saulo (PSD), Tarcisio do Mercado (PSD), Marcelo do Gás (PP) e Adriano Tica (PP).

No município de Mairiporã, Aladim (PSDB) recebeu 21.315 (50,19%) votos e venceu Aiacyda que computou 15.439 (36,36%).

Os quatro vereadores mais votados em Mairiporã foram: Valdeci América (Republicanos), Marcinho as Serra (PSD), Nilber (PL) e Neto Brazil (PSDB).

Em Franco da Rocha, Dr. Nivaldo (PTB) foi eleito com 34.609 (56,80%) dos votos, seguido por Valdir que recebeu 11.260 (18,48%).

Os vereadores eleitos são: Edilson Marques da Ambulância (PSB), Alex Caxa (PT), Dado (PT), Tuca (PT), Rodrigo do Brasil (PTB), Cesinha (PDT), Kinho Andrade (PTB), Alex do Posto (PSB), Sheila Renteiro (PL), George (PTB) e Ramon Melo (PSDB).

A votação mais expressiva ocorreu no município de Francisco Morato. Renata Sene (Republicanos) que buscava a reeleição recebeu 72.351 (86,99%) dos votos váslidos. Em segundo lugar aparece Rogerio Lafrione com 5.090 (6,12%).

Os vereadores eleitos são: Professor Agnaldo Vidali (PMN), Nelsinho da Periferia (Republicanos), João Raposo (PT), Marcia (PSDB), Jair Sene (Republicanos), Jailton (PL), Rodigo Marrone (Cidadania), Anderson da Auto Escola (PMN), Pastor Jorge Gabriel (PSDB), Dr. Nenga do Taxi (PSD), Edson Nepomuceno (PL) e Adriano Fernandes (Cidadania).

Em Caieiras, Lagoinha (MDB) recebeu 22.616 (50,13%) dos votos e foi eleito prefeito. Gerson Romero (PSD) obteve 18.478 (40,96%) e ficou em segundo lugar.

Os vereadores eleitos são: Birruga (PSD), Dr. Panelli (PODE), Eudes (PP), Alemão da Barroca (PP), Zefinha (PSD), Micael (DEM), Prô Josie Dartora (DEM), Dr. Roger Hamamoto (PSD), Lagoinha Josi (PSDB) e Fabrício Calandrini.

No caso de Caieiras, existem impugnações pendentes na Justiça Eleitoral e isso pode mudar o quadro dos vereadores eleitos após decisão final.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?