Franco da Rocha
3 meses atrás

Moradores do Jardim Luiza sofrem com enchentes

A situação de algumas famílias que residem na parte dos fundos da Avenida Alfredo de Paula,125, Jardim Luiza, em Franco da Rocha, continua caótica. Basta um dia de chuva para a apreensão tomar conta e se preparar para contabilizar os prejuízos causados pelo córrego que transborda, atinge imóveis e leva tudo o que encontra pela frente.

Moradores do Jardim Luiza sofrem com enchentes
Córrego transborda e invade casas na viela no Jardim Luiza. Prejuízos são contabilizados frequentemente (Fotos: Arquivo Pessoal)

Renata Muniz mora nesse local há 14 anos e relata que a prefeitura não mostra interesse em revolver a questão. “É sempre assim. Basta chover para enfrentarmos sérios problemas. A água da chuva vem e invade as casas, causando danos e trazendo lixo, ratos e bichos mortos vindo de Francisco Morato”, falou.

Segundo ela, uma residência já caiu e outras correm risco. “Está desbarrancando tudo. Os muros estão rachados e vamos perder nossas casas. Já fomos na Secretaria de Infraestrutura e Habitação, mas ninguém se manifesta”, pontuou Renata.

Córrego transborda e invade casas na viela no Jardim Luiza. Prejuízos são contabilizados frequentemente (Fotos: Arquivo Pessoal)

Sua irmã, Kátia Muniz, também mora no local e não sabe mais o que fazer em busca de uma solução. “Até porco morto passa nesse rio que é imundo e entra em casa quando transborda. A prefeitura não dá qualquer resposta e convivemos nessas condições. Acho que estão esperando morrer alguém para tomar providências”, elucidou.
Em 2018, Kátia perdeu tudo durante a enchente. “Cedeu muro, caiu telhas, perdi berço, botijão de gás e roupas das crianças. Toda vez que chove é assim”, declarou.

Como elas, outras pessoas que moram no local, cobram providências. “Não adianta a prefeitura vir aqui tirar foto e monitorar com drone, quando o que precisamos é de obras. Ninguém dá assistência quando precisamos. Passam sempre por aqui sentido Lago Azul e não são capazes de perguntar como estamos”, disse dona Raimunda.
Em busca de esclarecimentos, a prefeitura de Franco da Rocha foi procurada, mas não encaminhou resposta até o fechamento da edição, deixando os moradores sem explicações.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?