Auto News
3 meses atrás

Mitos do teste do bafômetro

Mitos do teste do bafômetro
(Reprodução)

O Detran.SP, Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, divulgou algumas mentiras sobre o teste do etilômetro, mais conhecido como bafômetro, do Programa Direção Segura.

De início o órgão afirma que não há receitinha caseira que possa mascarar o resultado positivo do teste. Ou seja, nem a ingestão de vinagre, refrigerante, mascar chiclete, entre outros, conseguiram burlar o efeito do álcool. Já a baixa concentração de álcool em um bombom de licor e no antisséptico bucal também não é desculpa em caso de positividade do exame, pois nestes casos o álcool fica somente na mucosa bucal.

Nem mesmo medicamentos que metabolizam com mais rapidez o álcool do fígado, usado em tratamentos de alcoolismo, não alteram a dosagem etílica no sangue. Mesmo acelerado este processo, sua saída do organismo demora mais.

Na Lei Seca, ou ‘tolerância zero”, não há limite de álcool no sangue aceitável. O que fica de verdade ao condutor é que bebida e direção não combinam e a multa para este tipo de infração é o pagamento de multa de R$ 2.934,70, além de poder responder processo e ser impedido de dirigir por um ano.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?