Auto News
Celina Peres » Auto News
1 semana atrás

Melhores carros para Uber

Melhores carros para Uber

Com um cotidiano absolutamente rápido e dinâmico, é absolutamente necessária a utilização de um transporte rápido e, se possível, de qualidade que possa atender tanto o dinamismo, como eventualidades ou situações de emergência.

Ocasiões assim, os taxis sempre foram a salvação para quaisquer eventos e demandas nesse sentido. Contudo, um aplicativo interessante e traria opções para usuários e também proporcionaria emprego para tantos.

Assim, depois do sucesso nos Estados Unidos, o aplicativo de smartphone para acessar um Uber chegou no Brasil em 2015 e revolucionou sobremaneira a forma como as pessoas passariam a utilizar o transporte no dia a dia.

As facilidades do acesso por meio do celular e um preço absolutamente convidativo e mais em conta, o sistema permite garantia de agilidade sem onerar o bolso.

Hoje em dia, a Uber, empresa de transporte de fundação americana, tem sido considerada a inimiga número um da concorrência, justamente por ter tarifas mais acessíveis que as dos taxis e até que o transporte público. Justamente por agradar pelos bons serviços, a empresa continua crescendo cada vez mais no país e no mundo.

Um outro fator que faz a diferença é que a Uber tem sido solução de emprego para muitos que enfrentam uma crise financeira sem precedentes. O modelo de serviço é simples e eficiente, não requer muito e possibilita ao passageiro cadastrado na plataforma pedir uma viagem para determinado endereço por meio de um aplicativo específico.

Daí, essa ação seleciona o motorista mais próximo da Uber que irá atender a corrida. Com essas etapas vencidas, o motorista inicia a viagem e leva o passageiro ao destino.

Atrás dessa simplicidade algumas questões precisam ser analisadas, caso você seja um motorista ou esteja interessado em se tornar um.

Como ser um motorista da UBER

Tem sido cada vez mais comum novos motoristas ingressarem na carreira e terem a UBER como parceira. Bem por isso ´q que existem dúvidas na hora de investir ou alugar um carro. O que mais se busca saber são as situações relacionadas ao consumo, mecânica, custo x benefício, valores entre outros.

Para se tornar um motorista parceiro, é preciso se inscrever no site da empresa e também enviar os documentos exigidos e, é claro, seguir os pré-requisitos estabelecidos:

  • CNH – exerce atividade remunerada
  • Atestado de antecedentes criminais
  • Certificado de registro e licenciamento do veículo
  • Seguro de acidente pessoais de passageiros (APP)

Motoristas autônomos que estão atrás de renda extra, podem utilizar o próprio carro ou até alugar um de sua preferência, mas que atenda as exigências principais, ou aqueles com descontos direto da empresa para parceiros.

A empresa Uber indica a importância em esperar sair os resultados da verificação dos documentos antes de investir em algum veículo. Isso significa que é preciso esperar até que a empresa confirme a validação dos documentos exigidos na conformidade como o cadastro da CNH com o EAR (Exerce atividade remunerada) e o atestado de antecedentes criminais.

Somente após todo esse trâmite é viável fazer qualquer investimento, até porque, por mais básico que seja, é um investimento alto.

Falando dos carros para UBER

Em se falando de automóvel, existe uma lista de veículos permitidos. É uma relação grande e diversificada.

Porém é preciso observar algumas exceções muito bem claras no Uber que não autoriza, por exemplo, carros com placa vermelha, vans ou caminhonetes, picapes ou veículos com modificações mecânicas na suspensão ou freios.

No serviço UberX, são aceitos carros a partir de 2008, enquanto no UberSelect a partir de 2012, mas ambos com quatro portas e cinco lugares. Amos precisam ter o ar-condicionado como item obrigatório.

Esse formato pré-determinado tem a finalidade de atender o conforto e preferência dos usuários e, apesar da atividade ser comercial e ter como objetivo final o lucro, é preciso tentar equilibrar o carro ideal para desempenhar essa atividade a contento, simultaneamente com um veículo que tenha um custo-benefício chamativo e adequado para o bolso do motorista.

É bem por isso que no topo da lista vem as minivans e os sedãs. Depois, o o valor do carro aponta um fator bem importante e impactante, seja para compra ou para aluguel. Considerando as possibilidades, os compactos entram em evidência em razão de serem os mais em conta que aqueles médios.

O que precisa ser levado em conta também é a questão da categoria de serviço que o motorista Uber pretende atender. Com base nessa prestação de serviços, um bom sedã médio irá oferecer um conforto adicional que o serviço mais comum e mais simples exige, o que propicia a busca mais ampla em razão do preço, fazendo essa categoria ser mais explorada.

Considerando essas questões, os critérios nas opções para trabalhar com a Uber estão diretamente vinculados ao preço de compra. Como um dominó, a ação irá influenciar diretamente no valor da locação, o que envolve, basicamente questões de desempenho, consumo, seguro, manutenção, conforto e porta-malas.

Considerando o item obrigatório em qualquer carro para Uber ser o ar condicionado, outros itens que impactam no quesito conforto e diferencial, vale citar a questão segurança. É aí que entram os vidros elétricos, travas elétricas e um sistema de áudio necessários para um carro do Uber.

Novas regras para UBER

Em 2018 algumas mudanças passaram a ser exigidas para milhares de motoristas de aplicativos.

Novas medidas começam a ser implantadas e novas regras impostas nas cidades do país que admitem os serviços da Uber com a finalidade de regularizar a profissão e também de minimizar os impactos e a quantidade conflitos entre os motoristas de empresas como Uber, Cabify, 99Pop e os taxistas.

Em vigor desde janeiro e 2018 no estado de São Paulo algumas mudanças passaram a ser obrigatórias.

  • Curso de treinamento para condutores a distância com carga horária de 16 horas e temas abordados sobre gentileza, diversidade sexual, mecânica, primeiros socorros, entre outros;
  • DPVAT (seguro obrigatório);
  • Veículo com no máximo 5 anos de uso para motoristas cadastrados a partir de agosto de 2017;
  • Comprovante de contrato de seguro para passageiros;
  • Veículo com no máximo 7 anos de uso para motoristas cadastrados até julho de 2017;
  • Adesivo no para-brisa indicando em qual empresa o motorista presta serviço;
  • Licenciamento do veículo na cidade onde o condutor mora;
  • Realização de Inspeção anual;

Não apenas para os veículos, mas os motoristas também ficaram sujeitos à mudanças como a não permissão de uso de camiseta esportiva ou regata, , jaquetas de times ou chinelos, moletom ou calça esportiva e nada que identifique clubes e associações.

Mesmo que os motoristas da Uber não morem no estado de São Paulo, é bom que todos fiquem atentos para as regras que, nesse momento não se aplicam no local onde presta os serviços mas que em tempo não muito demorado e, aos poucos, servirá de modelo adotado por todas as prefeituras de todos os locais onde estiver a Uber.

Regras para os carros da UBER 2018

De qualquer forma, é bom que se saiba o que não pode ser utilizado para a finalidade de prestação de serviços das três categorias UberX, SELECT e BLACK:

Carros sinistrados ou recuperados; carros com emplacamento vermelho; vans e minivans; caminhões de qualquer tipo; veículos adesivados ou plotados; carros com alterações na suspensão ou freios.

Carros aceitos no UberX 2018

As regras da Uber se mantém as mesmas e é necessário seguir as determinações e exigências da empresa:

– Ano/modelo do carro deve ser 2008 ou superior – exceto para o estado de São Paulo – carro com 4 portas, 5 lugares – 1 para o motorista e 4 para passageiros – e ar condicionado;

Carros aceitos no UberSELECT 2018

Como no UberX, as regras se mantém as mesmas para o UberSELECT, desde que observadas as questões do funcionamento do aplicativo para o estado de São Paulo.

– Ano/modelo do carro deve ser 2008 ou superior, exceto para o estado de São Paulo – carro com 4 portas, 5 lugares – 1 para o motorista e 4 para passageiros – e ar condicionado;

Melhores e mais econômicos carros para Uber 2018

Cuidando das questões mecânicas

Em se falando do item importante que é a manutenção, o ideal é pensar com muito equilíbrio a esse respeito para que o trabalho tenha continuidade, mesmo quando a utilização do veículo seja intensa.

Por isso é bom pesquisar o item para se ter certeza na hora de escolher um carro para trabalhar transportando passageiros.

Afinal, quanto menos gastos com manutenção do carro, maior serão os rendimentos totais, haja vista a diferença de uma corrida de Uber chegar a ser até 50% mais em conta do que um táxi tradicional, o que pesa, e muito no cuidado
maior no modelo mais confiável a não gerar problemas mecânicos.

Observando as questões de economia

Muito mais que interessante e importante, sem sombras de dúvida, o fator economia é situação que tem de ser levada em consideração quase com a mesma importância da mecânica.

Ainda mais num momento em que as indústrias automotivas investem, e pesado, para garantir esse item como prioridade e vender muito mais por conta do custo benefício e portanto, mostrando as evoluções no sentido de se verificar os carros sedãs fazendo com um litro de gasolina, antes só conseguida por um hatch.

Bem por isso, o desafio e concorrência entre sedãs e hatchs estão equilibradas e permitem até ter dúvidas na hora do investimento para trabalhar para a Uber com quaisquer um dos modelos.

Modelos mais buscados para Uber 2018

– Nissan Versa S 1.6, um sedã compacto, japonesa com bom espaço no banco traseiro que se confundido com o espaço de um modelo médio. Chega ser tão bom quanto o do Sentra, que é maior.

O porta-malas possui 460 litros disponíveis e, além de ar, direção, vidros e travas, há também sistema de áudio completo. Em termos de motor há compatibilidade e bastante correspondência. Vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e 187 km/h. O consumo urbano é de 12,6 km/litro na gasolina.

Versão 1.0: Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) e consumo rodoviário: 10,5 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina)

“Além do espaço interno ser apropriado em confortável, o acionamento para abrir porta malas é por meio de controle remoto. A estabilidade é confiável e curvas com retomadas atentas são bem tranquilas. Outra vantagem espetacular está no porta malas que tem mais espaço e também na economia, que faz a diferença”, disse Antonio Gurgel Santos, recém admitido na empresa.

– Toyota Etios Sedan XS 1.5 é o compacto sedã da Toyota. Alguns itens são considerados bons. Nada que desabone o modelo, mas mostram diferenças, como o espaço atrás menor que o do Cobalt. O porta-malas dos dois são praticamente igual e comportam 562 litros. Nesse pacote XS, tem sistema de áudio, vidros e travas elétricos e ar-condicionado obrigatório.

O motor 1.5 de até 107 cv tem desempenho suficiente para uso nas cidades e um razoável consumo urbano: 12,5 km/l com gasolina. Precisa de 11,3 segundos de 0 a 100 km/h e tem máxima de 186 km/h.

Para Luciano Borges, que está prestes a ingressar na Uber e pesquisa os veículos a opinião é a seguinte: “Tem ótima mecânica, câmbio ótimo e confortável para o motorista no momento em que dirige, principalmente na regulagem dos bancos. Contudo, peca em detalhes como nos acabamentos que são em plástico e no acabamento do porta malas que, apesar de ter um excelente espaço, possui buracos por onde acaba entrando água.”

Versão 1.5: Consumo urbano: 8,5 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina); consumo rodoviário: 10,3 km/l (etanol) e 15 km/l (gasolina)

– Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 . Este é um carro bem interessante e dá para ser utilizados em duas categorias com exigências feitas pela Uber. Ele é um sedã compacto da GM e pode atuar tanto no UberX quanto no UberSelect. Espaço interno bacana e porta malas com 563 litros. Em se tratando do motor 1.8 de até 111 cv, no câmbio manual e consegue 12,1 km/litro com gasolina na cidade. De 0 a 100 km/h, ele precisa de 10,5 segundos e tem máxima de 170 km/h.
Versão 1.4: Consumo urbano: 8,5 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina); Consumo rodoviário: 10,4 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina)

– Ford Ka Sedan Advantage 1.5. Este modelo possui um pacote de segurança superior aos demais e itens de conveniência e conforto ótimos para o desempenho dos bons serviços, apesar do espaço interno ser muito precário e o porta-malas com apenas 445 litros. Faz 11,5 km/litro com gasolina na cidade e vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com máxima de 181 km/h.

– Hyundai HB20S Comfort Plus c/ blueMedia 1.6. Multimídia, conjunto de equipamentos adequados e o consumo urbano com gasolina de 11,6 km/litro. O espaço é bom e o porta-malas apresenta 450 litros. Vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e tem máxima de 191 km/h.

– Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 com opcionais. É um sedã pequeno mas com pacotes Composition Touch e Urban ideal. O carro preenche os requisitos mas o espaço no banco traseiro é limitado. Porta-malas tem 480 litros. O motor 1.6 8V é forte em baixa rotação e entrega até 104 cv. O consumo na cidade é de 11,1 km/litro com gasolina. Também entrega bom desempenho: 9,9 segundos e 192 km/h.

– Volkswagen SpaceFox Trendline 1.6. Com bom espaço interno e porta-malas com 440 litros, esse modelo mais se compara a um misto de monovolume e perua da VW. Vem um sistema de áudio de série, com ar, direção, vidros e travas elétricas. O motor 1.6 8V vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com máxima de 181 km/h. O consumo urbano é de 10,3 km/litro.

– Renault Logan Expression Avantage 1.6. O sedã compacto da marca francesa tem bom espaço atrás e 510 litros no porta-malas. O modelo vem com todos os itens de conforto e entretenimento mais multimídia com GPS. O motor 1.6 tem Start&Stop e ele vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 186 km/h. O consumo urbano é 13 km/litro na gasolina.

– Fiat Grand Siena Essence 1.6. Este modelo como alguns outros possíveis para uso da Uber não têm muitas vantagens no espaço atrás. Contudo o benefício está no porta-malas que é de 520 litros. O motor E.torQ 1.6 entrega até 117 cv e fornece um consumo urbano com gasolina de 10,1 km/litro, um fator de alerta, mas que está dentro da média. O pacote de equipamentos é razoável. Vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 194 km/h.

Uber Black

A Uber aceita qualquer veículo da lista, desde que se enquadre nos seguintes itens: ano de modelo 2012 ou mais novo, cor preta, ar condicionado, 4 portas, 5 lugares, bancos de couro

Destinado à classe executiva nos carros dessa categoria, a empresa tende a ser mais criteriosa com os seus veículos. O que está totalmente fora é a envelopagem fosca.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?