Auto News
3 meses atrás

Master, um furgão com baixo custo de manutenção

Líder absoluto pelo quinto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, a Renault Master, continua como uma ótima opção para quem busca um utilitário para transporte de cargas e pessoas.

Master, um furgão com baixo custo de manutenção
(Foto: Divulgação)

Com design elegante, baixo custo de manutenção, conforto, praticidade, robustez e segurança, o Master conta com quatro versões de carroceira: Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré.

O utilitário traz ainda várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.

Preços e versões

Master Chassi Cabine – R$ 129.100
Master Furgão L1H1 – R$136.150
Master Grand Furgão L2H2 – R$ 145.100
Master Extra Furgão L3H2 – 152.200
Master Grand Vitré L2H2 – R$ 162.400
Master Extra Vitré L3H2 – 168.400
Master Minibus 16L Executive – R$192.390

Design elegante

A linha Master mostra que um veículo concebido para pegar no pesado pode ter um design robusto e elegante. Por isso, o utilitário tem desenho inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização.

A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo para-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.

Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista.

Na lateral, marcam presença três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo. As calotas centrais protegem os parafusos das rodas.

Baixo custo de manutenção

O baixo custo de manutenção é um dos grandes diferenciais de veículo do segamento. O conjunto mecânico da linha Master foi pensado com esse propósito e para tanto, o motor tem corrente de distribuição concebida para durar toda a vida útil do veículo. O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que resiste 160.000 km ou 6 anos.

O intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e no utilitário da Renault uma novidade: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.

Outra inovação é o GSI (Gear Shift Indicator) que informa por meio de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

Conforto e funcionalidade

No interior, o painel totalmente renovado na última atualização do veículo, traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos. O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O painel passou também a contar com duas tomadas 12V.

A cabine do Master foi pensada para quem passa muitas horas ao volante, por isso a prioridade para o conforto. Para isso, o furgão conta com ajustes da coluna de direção e do banco. O volante oferece confortável empunhadura; e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, o que dá mais conforto e libera mais espaço para circulação na cabine.

(Foto: Divulgação)

Nesse período de calor, o sistema de ar-condicionado garante o bem-estar dos passageiros com distribuição lateral ajustável. O equipamento conta com sistema de recirculação, que impede a entrada de ar impuro do exterior, e quatro velocidades de ar.

Os passageiros que viajarem nas versão Minibus Executive também sentirão dose extra de conforto. Reposicionados, os bancos guardam maior distância uns dos outros e têm ajuste de inclinação do encosto que chega a 29 graus, 12 graus a mais que o Master anterior. Um corredor central com piso antiderrapante garante acesso mais fácil à última fileira.

Todas as versões ficaram maiores e tem 5,05 metros de comprimento. A versão L1H1, por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.

Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga.

O bagageiro do Master Minibus tem de 1.000 a 1.700 litros de capacidade, o maior bagageiro da categoria. Este amplo espaço foi obtido com a remoção do estepe, que agora está do lado de fora do veículo, logo abaixo das portas traseiras.

Motor turbodiesel

Para não deixar o motorista sem força ao pisar no acelerador, o utilitário da Renault vem equipado com o motor turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros. A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e esbanja força, com 31,6 kgfm (1.500 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens.

A linha atual inclui também o motor M9T 2.3 dCi, também compromissado com o meio ambiente, sem perda de desempenho.

A exemplo do que acontece na linha de veículos de passeio da Renault, o Master também é dotado de acelerador eletrônico. Com a ajuda de sensores, a aceleração do veículo é feita de forma mais ágil e suave, e com melhor dirigibilidade.

Segurança

O Renault Master é dotado de airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS agora são itens de série em todas as versões. Assim, se apresenta mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar.

Outro item de segurança, opcional, é o travamento automático das portas quando 6 km/h.

(Foto: Divulgação)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?