Martinho da Vila para o mundo

Martinho da Vila para o mundo

Foto: Erik Almeida

Musical em São Paulo retrata a vida de um dos maiores nomes do samba

A partir desta sexta-feira, 20 de setembro, o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, recebe o espetáculo “Martinho, Coração de Rei, o Musical”. Escrito e dirigido por Miguel Falabella, a montagem é “uma celebração à rica história do samba e à trajetória de um ícone da música popular brasileira, transportando a plateia ao universo de Martinho da Vila, revelando um homem apaixonado pela música, família, assim como pela cultura brasileira”.

Nascido Martinho José Ferreira em Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938, o cantor e compositor iniciou a trajetória discográfica em 1969 com o álbum auto-titulado. Desde então lançou mais de 50 LPs e CDs, muitos emblemáticos como “Maravilha de Cenário” (1975), “Festa da Raça” (1988), “Vai Meu Samba, Vai” (1991), “Tá Delícia, Tá Gostoso” (1995) e “Lusofonia” (2000).

Aliás a ligação do autor de “Casa de Bamba” com Portugal é muito estreita pois em 2019 foi agraciado com o Prêmio Lusofonia, na categoria música, por seu trabalho constante, de alta qualidade composicional, performance no palco e como um dos mais notáveis embaixadores da música brasileira e em língua portuguesa.

Essa é só uma das inúmeras condecorações que o fanático torcedor do Vasco da Gama recebeu. Também foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Embaixador Cultural de Angola e Embaixador da Boa Vontade da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), além de ser membro da Divine Académie Françoise des Arts, Letres e Culture, da França.

Sem dúvida, um cidadão não só da Vila Isabel, mas do mundo. A ligação com a tradicional escola de samba da zona norte do Rio vem antes da trajetória discográfica. Em 1965 Martinho já assinava os sambas-enredo da agremiação. Em 1988 compôs o enredo “Kizomba: a Festa da Raça”, o qual deu o título do carnaval carioca para a Vila Isabel.

“Martinho, Coração de Rei,o Musical” teve idealização do produtor Jô Santana, premiado por inúmeros espetáculos e parceiro de Miguel Falabella nos sucessos “Marrom, o Musical” e mais recentemente em “A Partilha”.

No palco um elenco estelar com atores, bailarinos e cantores tendo, entre outros, Grazzi Brasil, Dandara Ventapane (neta de Martinho da Vila), Dante Paccola, Ley Oliveira e Matheus Paiva, interpretam as grandes canções de Martinho. São quase duas horas e meia de um espetáculo grandioso retratando o homem de família, compositor refinado, louco por futebol, enaltecendo a força da ancestralidade e a riqueza da cultura negra.

SERVIÇO
Martinho, Coração de Rei, o Musical
Estreia: 20 de setembro – 20 horas
Sessões: Sexta-feira e segunda-feira: 20 horas
Sábado: às 15 horas e 20 horas
Domingo: às 16 horas
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo
Classificação: 16 anos
Ingressos a partir de R$ 15,00
Informações: (11) 3266-0136
On-line: www.sympla.com.br
Reservas para grupos: bilheteria@amigosdaarte.org.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *