Bem Estar e Saúde
1 semana atrás

Margarida bem-me-quer para a saúde

Dona de uma delicadeza e muito mais que uma flor, com suas inúmeras pétalas brancas e seu miolo amarelo, além de enfeitar e presentear, a margarida também tem efeito medicinal sobre o organismo humano. É dotada de propriedades adstringente, anti-inflamatória, calmante, depurativa, diurética, emoliente e fortificante.

Margarida bem-me-quer para a saúde
(Foto: Reprodução)

Entre as diversas indicações, esta planta tem melhor atuação no combate dos problemas respiratórios, como asma, bronquite crônica, tosse, gripe, resfriados e na eliminação de catarro, devido a sua ação expectorante. É apropriada ainda em casos de gota, dor nas articulações, inchaço, desarranjo intestinal, esgotamento nervoso, febre, inflamações na boca, faringe e garganta.

Externamente, o emplastro feito das flores e folhas amassadas ajuda na cicatrização de ferimentos, furúnculos, equimoses e erupções cutâneas. Os efeitos colaterais desta flor incluem dermatite de contato em indivíduos alérgicos. Seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças pequenas e em pacientes com gastrite ou úlceras.
Em todos os casos pede-se para seguir as orientações de um especialista antes de fazer uso da margarida para fins medicinais.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?